EnglishEspañolPortuguês

Nepaleses matam milhares de animais em sinal de devoção

8 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Os nepaleses começaram nesta semana a sacrificar milhares de animais do sexo masculino, provavelmente férteis, em sinal de devoção à deusa Parvati, que, segundo acreditam, exige como oferenda exemplares machos e com capacidade de procriação.

Os sacrifícios fazem parte do Festival de Dashain, que dura 15 dias, no qual os peregrinos lotam os templos.

(Foto: Reprodução/My Fox Illinois)

Os sacrifícios mais comuns são de bodes e galos, mas também há de patos e de búfalos, para os devotos que estão acostumados a comer carne. Em todos os casos, têm de ser animais do sexo masculino e, preferivelmente, férteis.

“As escrituras descrevem claramente que os animais devem ser imolados”, explica à agência Efe o especialista em religião hindu Baidyanath Sharma, referindo-se à crença popular de que Parvati só aceita sacrifícios de machos. “Acredita-se que os sacrifícios proporcionam a energia que necessitamos para qualquer atividade”.

O ritual é muito enraizado no Nepal, cujo antigo palácio real foi palco nesta semana de três oferendas maciças de 54 bodes e 54 búfalos. O número 54 se baseia em uma constante numérica: os dígitos cinco e quatro somam nove, o número mais alto, e do mesmo modo compõem a soma 108 (54+54), que também dá nove, somados seus números entre si (1+0+8).

Os sacrifícios contrastam com a tradição vegetariana do hinduísmo, religião majoritária no subcontinente indiano e que se baseia na reencarnação, cuja crença considera que a alma de uma pessoa pode renascer como um animal.

Mas nessas datas o Nepal se torna exceção à regra geral, já que durante a festividade os devotos do país costumam levar para casa o animal sacrificado para comer sua carne, depois de borrifarem com seu sangue a estátua da deusa.

Os brâmanes, a casta sacerdotal, também não rejeitam a carne. Segundo as escrituras hindus, os brâmanes podem chegar a perder seu status privilegiado se a comerem, exceto se a apresentarem previamente à deusa como oferenda.

Além das crenças religiosas, a prática despertou nos últimos anos protestos de grupos ambientalistas. Na semana passada, por exemplo, um ativista se fantasiou de Kali e recebeu oferendas de abóboras e frutas, mas os adeptos dos sacrifícios não se dão por convencidos. “As pessoas que criticam os sacrifícios não deixam de comer carne depois”, criticou Sharma.

Com informações de Terra

Você viu?

Ir para o topo