EnglishEspañolPortuguês

Centésima cidade espanhola proíbe touradas

7 de dezembro de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na semana passada, Sant Joan, em Mallorca, se tornou a 16ª na ilha a rejeitar touradas – um sinal da crescente resistência espanhola contra este passatempo cruel e ultrapassado. A decisão compassiva veio após uma campanha pelo grupo local Mallorca Sin Sangre. As informações são da ONG PETA.

Enquanto certos políticos da Espanha ainda se apegam à idéia retrógrada de matar animais em nome do esporte, a resistência popular está transformando várias áreas do país em zonas livres de touradas. A região da Catalunha, bem como cidades como Tossa de Mar, Vilamacolum e La Vajol já proibiram a prática, elevando o número total de municípios que têm rejeitado as touradas para 100! Cidades estão encontrando novas maneiras inovadoras para comemorar festas tradicionais sem prejudicar os animais. Por exemplo, Mataelpino no centro de Espanha introduziu a Corrida de Bolas como uma alternativa humana de entretenimento.

Esfaquear animais aterrorizados até que entrem em colapso e sangrem até a morte é claramente cruel e injustificável, por qualquer motivo – especialmente para “entretenimento”. Como resultado, a maioria dos espanhóis reprovam este espetáculo bárbaro: uma pesquisa recente constatou que menos de um terço da população apoia as touradas, e o número de eventos desse tipo é fortemente decrescente.

Há também fortes argumentos econômicos contra as touradas, dado que um número estimado de 571 milhões de euros em subsídios são usados para sustentar essa indústria arcaica e impopular, enquanto milhões de jovens estão desempregados no país. Ajude a acabar com o apoio governamental às touradas, preenchendo o formulário do link (clique aqui).

 

Você viu?

Ir para o topo