EnglishEspañolPortuguês

Segundo especialistas expor travessuras de animais na web pode prejudica-los

7 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Expor as travessuras de bichos na internet pode estressar as “vítimas” dessa brincadeira, segundo especialistas em comportamento animal ouvidos pela publicação britânica “Telegraph”. A modinha ganhou força com a criação de sites como o Dog Shaming, em que os tutores tiram fotos e escrevem o que seus animais aprontaram. Em uma imagem recente, por exemplo, o golden Nugget aparece ao lado da frase (em inglês): “Pediram que eu não voltasse à creche de cachorros”.

De acordo com os especialistas, a brincadeira pode “minar” a dignidade dos animais e mascarar problemas de saúde e comportamento. Além disso, causar ansiedade ao bicho.

“As coisas ficam confusas para nossos cachorros quando passamos a acreditar que eles podem experimentar emoções como culpa, vergonha ou crueldade. Ou que eles possam prever as consequências de seu comportamento e aprender a agir de forma diferente […] quando seus erros são apontados depois de terem acontecido ou na linguagem humana”, afirmou Peter Neville, do centro britânico de etologia (comportamento animal) aplicada.

Neville defende que esse tipo de enfrentamento, criado para divertir humanos, pode ser cruel. Isso porque os cães não entendem a reação de seus tutores e podem se sentir ameaçados pela resposta negativa que recebem.

Segundo ele, os tutores que insistem nessa exposição na internet podem causar nos bichos estresse “agudo e até crônico”. Em casos mais extremos, depressão, falta de apetite e redução de imunidade, além de fazer o animal infeliz e prejudicar sua relação com ele.

Caroline Kisko, do Kennel Club (organização britânica voltada ao bem-estar de cães), também critica a prática. “É uma ideia idiota. Os cachorros não gostam de ser ridicularizados e podem, sem dúvida alguma, perceber isso. Você não faria isso com parentes e amigos, então por que fazer com o cachorro?”, questiona. “Os cachorros têm dignidade e não queremos miná-la. Eles servem como companheiros, não como piada.”

Fonte: Notícias Uol

Você viu?

Ir para o topo