EnglishEspañolPortuguês

Tradição religiosa mata milhares de corujas em ritual

4 de novembro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Karina Ramos  (da Redação)

Foto: Reprodução/Daily News

Durante o Diwali, uma festa religiosa hindu, também conhecida como “o festival das luzes” por causa de seus fogos de artifício, muitas corujas são assassinadas. Isso ocorre devido à crença de que esses animais trazem boa sorte se forem mortos, pois para eles esses animais simbolizam as “forças do mal”. Segundo informações da Animal Concerns, na última terça-feira (2), as organizações Traffic India e WWF divulgaram uma matéria sobre armadilhas ilegais para corujas que são usadas para capturá-las principalmente durante a realização do Diwali na Índia. A reportagem foi lançada pelo ministro do meio ambiente e florestas, Jairam Ramesh, que declarou que passos concretos devem ser dados para acabar com esse comércio.

Um homem chamado Abrar Ahmed, autor de “Guardiões Ameaçados da Noite” (Imperilled Custodians of the Night), fez um estudo abrangendo um período de quase 20 anos e descobriu que milhares de corujas são capturadas e comercializadas todo ano. São usadas principalmente para rituais de magia negra. Também são usadas para taxidermia, remédios populares, jogos e performances de rua.

“Agora grande parte do comércio ilegal é clandestino graças à repressão por parte de ativistas e do governo. Por enquanto as corujas não podem
ser vistas no comércio local de aves e só estarão disponíveis através de um pedido especial. No entanto, isso não é suficiente. É necessário  entender por que o comércio cresce e por um fim à superstição”, disse Abrar.

A Índia tem 30 espécies de coruja, todas protegidas pela Lei de Proteção da Vida Selvagem, de 1972. Uma emenda de 1991 proíbe o comércio, a caça e o transporte de corujas, incluindo o comércio internacional. Apesar disso, o comércio encontra-se tão desenfreado que essas aves têm desaparecido até de zoológicos. “As corujas podem ser encontradas principalmente em crematórios pois há grandes árvores nesses locais.

Entretanto, esses também são os locais onde elas são assassinadas durante o Diwali, pois ninguém vai lá para fiscalizar”, declarou Abrar. Asad Rahmani, diretor da Sociedade de História Natural de Bombaim, acha que o governo tem que direcionar esforços principalmente para o comércio clandestino. “Corujas são inofensivas e podem se tornar extintas se o governo não agir. Elas também precisam de clínicas especiais de reabilitação”, disse Asad.

Fãs de ‘Harry Potter’ contribuem para a extinção das corujas na Índia

Foto: Reprodução/BBC America

De acordo com informações do Terra, o ministro do Meio Ambiente indiano Jairam Ramesh culpou os fãs de Harry Potter pelo desaparecimento das corujas selvagens no interior do país, afirmando que as crianças agora as caçam para tê-las como animais de estimação, imitando o bruxo da série de livros ingleses.

No universo criado pela britânica J.K. Rowling, extremamente popular na Índia, Harry Potter tem uma coruja branca chamada Edwiges, que o acompanha desde a infância e leva e traz mensagens para seu tutor.

“Desde o lançamento de Harry Potter, parece haver uma estranha fascinação das crianças por corujas, mesmo entre a classe média urbana”, disse Ramesh nesta quarta-feira (03), citado pela rede BBC.

Seu alerta coincide com o relatório publicado esta semana pelo grupo ambientalista Traffic, que aponta para um declínio da população de corujas na Índia.

Os pesquisadores descobriram que um grande número destas aves estava sendo capturado para venda ou uso em rituais de magia negra.

A organização pede medidas mais duras e urgentes do governo, para proteger as corujas antes do início do Diwali, que começa na próxima sexta-feira (5).

Você viu?

Ir para o topo