EnglishEspañolPortuguês

Orangotangos são prostituídos na Ásia

1 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Pony-web2
(Foto: BOS)

Uma veterinária espanhola, que trabalha no Borneo Orangutan Survival (BOS), informou que orangotangos fêmea são capturados para serem forçados a se prostituírem em alguns países da Ásia. Karmele Llano disse que esta prática tornou-se comum em países asiáticos. Os primatas são encontrados acorrentados e com sinais de abuso sexual. As informações são do La Republica e BOS.

Karmele contou que, em 2003, encontrou na Ilha de Bornéu, a terceira maior ilha do mundo localizada no sudeste da Ásia, um orangotango fêmea de 6 anos de idade. Pony, como é chamada, tinha seus pelos raspados, usava perfume e baton.

(Foto: BOS)
(Foto: BOS)

Normalmente, esses animais são acorrentados a uma cama para que os estupradores que estão por vir, não tenham problemas. De acordo com a veterinária, os clientes mais frequentes são os trabalhadores de empresas madeireiras e plantações de óleo de palma. “Quando tentamos libertá-la, houve uma revolta, nos ameaçaram com facas e facões. Tivemos de recorrer à polícia estadual, que enviou cerca de 30 agentes para resgatar Pony”, disse ela.

O orangotango foi transferido para o centro de reabilitação BOS. “Este caso não é isolado. Sabemos que na Tailândia orangotangos são muitas vezes explorados em bordéis como diversão sexual para os clientes”,acrescentou.

Pony tem hoje 17 anos e encara um longo processo de reabilitação. Por ter passado tanto tempo sendo explorada e violentada por humanos, não foi fácil para ela re-aprender como ser um animal selvagem e livre. Após passar anos em um local de socialização, o orangotango pôde ser finalmente transferido para a ilha de Kaja, em junho do ano passado.

(Foto: BOS)
(Foto: BOS)

Suas habilidades de sobrevivência estão crescendo de forma satisfatória em relação aos anos anteriores, segundo a instituição. Ela agora é capaz de fazer ninhos e mostra um comportamento selvagem. Esta fêmea pesa 72,1 kg e é muito dominante em relação aos seus amigos. Na ilha, Pony receberá cuidados especiais e atenção da equipe que irá monitorar suas habilidades de desenvolvimento e sobrevivência.

Você viu?

Ir para o topo