EnglishEspañolPortuguês

'Amor muito grande', diz advogada que cria 70 gatos e 4 cães em casa

31 de agosto de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Suelen Penafort conhece pelo nome todos os bichanos (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Suelen Penafort conhece pelo nome todos os
bichanos (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

A advogada Suelen Penafort, de 29 anos, transformou a casa onde mora em Macapá em um grande “gatil”. Ela conta que cria cerca de 70 gatos. A amapaense também cuida de mais 4 cães. Suelen e alguns amigos estão organizando um bazar que será realizado no dia 5 de setembro para ajudar a custear os cuidados com os animais.
Segundo a amapaense, a quantidade de gatos criados em casa é rotativa, porque a maioria é disponibilizada para a adoção. Mas só adota quem tem um “lar responsável”, segundo define Suelen, que é um lugar seguro, com endereço fixo, para dar atenção e cuidar da saúde do animal.
Suelen conhece cada animal pelo nome. A casa, considerada um lar temporário para gatos prontos para adoção, é adaptada para a convivência dos bichanos. A área de serviço se tornou um “aquário”, ambiente comum, fechado com vidro, onde ficam os gatos mais novos. E mais dois espaços, fechados com tela, onde ficam os gatos maiores.
História de amor
A amapaense lembra que a relação com os gatos vem desde a infância. No início, ela não conhecia os cuidados necessários que deveria ter com os animais. Quando cresceu, foi morar em São Paulo, onde conheceu um gato preto que apelidou de “Abi”. Com a adoção, a advogada se inspirou para fazer pós-graduação na área de defesa dos animais. Suelen também aprendeu a ser mais cuidadosa com os animais. Em 2010, de volta ao Amapá trouxe o bichano junto.
“O ‘Abi’ foi uma porta para que eu conhecesse melhor os gatos e o amor por eles, só que de forma mais responsável. E, assim, fui adotando outros gatos e aprendendo o que é a castração”, comentou.
Castração é um ato de mutilação do órgão sexual do animal para evitar a reprodução além de amansar o animal. Esse é o método mais usado para evitar a proliferação de animais na rua.
“Esse é um amor muito grande. Parece loucura, mas é uma forma de retribuir o amor e o carinho que eles me dão. Não ganho nada com isso, ao contrário, gasto muito e procuro nem contabilizar. Quero que meus filhos nasçam em um mundo onde as pessoas respeitem os animais”, disse. Na casa da mãe da amapaense também são criados mais 10 gatos adultos.
Bazar
Os cuidados com a alimentação e visitas ao veterinário (para cuidar da saúde e castração) dos gatos e cães são custeados pela própria advogada. Para continuar ajudando os animais, Suelen e um grupo de amigos que participam da Associação Amigos dos Animais de Rua (Amar) estão organizando um bazar solidário.
Serão vendidas roupas femininas, masculinas e infantis, além de acessórios, sapatos, bolsas, brinquedos, DVDs e outros produtos novos e seminovos, com valores que variam de R$ 5 a R$ 25. O bazar vai acontecer no dia 5 de setembro, no Centro Comunitário do bairro Nova Esperança, na Zona Sul de Macapá, na Avenida Natair Monteiro da Piedade, no horário das 16h às 20h.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo