EnglishEspañolPortuguês

Royal Canin apoiará a construção de um centro de acolhimento para 15 ursos envolvidos em rinhas na Ucrânia

31 de julho de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Rafaela Pietra (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Royal Canin reuniu-se com a FOUR PAWS nesta terça-feira (30) para estudar um projeto que propõe a construção de um centro de acolhimento para 15 ursos na Ucrânia. A Organização Não Governamental FOUR PAWS obteve o apoio das autoridades ucranianas para a concretização deste projeto e a Royal Canin já se comprometeu a também participar.

A reunião foi realizada após toda a repercussão gerada pela notícia publicada na ANDA que denunciava a Royal Canin como patrocinadora de uma rinha brutal e ilegal na Ucrânia. No último dia 29, a marca entrou em contato com a redação para se retratar.

A Royal Canin declarou não só a intenção de financiar a iniciativa, mas também de liderar a construção de alianças para incluir outros voluntários, como parceiros, associações e ONGs, de forma a garantir que este seja um projeto de longo prazo.

Entenda

A matéria divulgada no último dia 27 trazia a público a denúncia da organização internacional de bem-estar animal FOUR PAWS, que publicou um vídeo comprovando o envolvimento da empresa de rações com o evento sangrento de rinhas de ursos e cães. As imagens documentam um torneio ocorrido em abril de 2013 nas florestas da região de Vinnytsia, na Ucrânia. Por diversas horas, com intervalos de aproximadamente 10 minutos, dois ou três cães são induzidos a atacar um urso pardo covardemente  acorrentado.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O “Segundo Campeonato entre Cães Caçadores, Ursos e Feras Selvagens” tinha, entre os prêmios, troféus estilizados para a disputa que tornavam clara a referência à rinha, com o logotipo da empresa estampado neles e a Royal Canin confirmou à FOUR PAWS o seu envolvimento no evento de abril, retratando-se em seguida.

Após manifestações de repúdio em todo o mundo, a Royal Canin pediu desculpas pela iniciativa e declarou que ela vai contra o respeito aos animais que guia todas as pesquisas e ações da empresa mundialmente. Além disso, a Royal Canin declarou estar fortemente empenhada para a construção do centro de acolhimento para os animais, para que este seja um passo que inicie um novo capítulo de apoio ao bem-estar animal na Ucrânia.

Nota da Redação: Reiteramos que, para qualquer empresa, principalmente grandes marcas internacionais, este tipo de apoio é absolutamente inadmissível, além de criminoso. O envolvimento da Royal Canin no evento só serviu para que mais pessoas tomassem conhecimento da crueldade praticada em diversas partes do mundo contra animais inocentes. O mínimo que se podia esperar da marca era o apoio a instituições que se empenham em salvá-los e protegê-los. Já é um passo. Ainda sim, nós, consumidores que naturalmente defendemos os animais, precisamos estar sempre muito atentos para evitarmos indiretamente patrocinar ações cruéis, além de agir e exigir ações que promovam o bem-estar dos animais.

Você viu?

Ir para o topo