EnglishEspañolPortuguês

'Sem teto e sem tutor' animais do Pinheirinho estão perdidos no terreno

31 de janeiro de 2012
3 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução/ VNews)

Depois da desocupação do Pinheirinho (SP), uma preocupação de moradores vizinhos são os animais abandonados no local, muitos ainda estão no terreno, sem comida e doentes. Um grupo de voluntários tenta salvar os bichos.

Chegam carros lotados de ração para cães e gatos. E se metem entre os escombros do Pinheirinho para procurar os animais. Desde que a desocupação da área foi feita, um grupo de voluntários cuida dos bichos diariamente.

“Nós estamos alimentando esses animais até encontrarmos uma solução viável, porque são muitos animais aqui e a situação é caótica. Nós estamos alimentando, vindo todos os dias e vamos tentar achar uma solução”, diz a aposentada Marilu Godói.

Muitos estão doentes e recebem tratamento ali mesmo. Outros são resgatados e levados para abrigos provisórios.

“A gente está procurando lares temporários pra eles e depois a ideia é fazer uma grande feira de adoção para os tutores que puderem ficar com os animais e os que não puderem a gente encontrar um lugar definitivo.”, diz a engenheira Renata Porto Silva Variane.

A dona de uma casa no bairro Interlagos vai abrigar provisoriamente 20 cães, até encontrar seus tutores ou até que eles sejam adotados.

(Foto: Reprodução/ VNews)

Os animais dos moradores do Pinheirinho estão vagando pelo terreno desde o domingo (22). Na pressa em deixar a área, poucos moradores conseguiram levar seus bichos. Até a chegada dos voluntários, eles estavam sem comida.

Nos primeiros dias da desocupação, a prefeitura chegou a recolher cerca de 200 animais e os levou para canis particulares. Mas os voluntários acreditam que a ação não foi suficiente e querem uma solução para o problema. Eles estimam que cerca de 500 animais ainda estejam no local.

“Quando eles começaram toda a ação entrando, recolhendo, eu achei que isso fosse uma ação contínua, que eles iam conseguir resolver todo esse problema, que eu sei que é enorme.”, explica a aposentada Marilu Godói.

A veterinária Veriane Araújo disse que se providências não forem tomadas, os cães podem virar um problema de Saúde Pública.

“O que vai acontecer, primeiro vai ser a população excessiva de cachorros, muitas fêmeas prenhas, muitos filhotes, muitos deles tem sarna porque o Pinheirinho é um lugar muito alagado, então já é da natureza deles adquirirem aquela sarna, doenças, a gente vai tentar tratar e vacinar todos os cachorros, principalmente contra raiva e doenças que transmitem entre eles”, explica.

Sobre o problema de Saúde Pública, a Prefeitura de São José dos Campos informou que todos os animais recolhidos aos canis particulares estão recebendo remédios e ração. Ainda de acordo com o Governo Municipal, os animais recolhidos não podem ser castrados, porque não há autorização dos tutores. Até agora não foi definido como será feita a adoção desses bichos. Segundo o último balanço da prefeitura, já são 240 animais abrigados.

Os voluntários precisam de doações de ração e medicamentos. Para ajudar basta entrar em contato pelo telefone (12) 8144-0044.

Fonte: VNews

Você viu?

Ir para o topo