EnglishEspañolPortuguês

Choro de vacas em luto assusta moradores de Newbury

30 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Vacas leiteiras sofrem quando seus filhos são levados embora. Foto: Shutterstock / Ecorazzi
Vacas leiteiras sofrem quando seus filhos são levados embora. Foto: Shutterstock / Ecorazzi

Uma série de “ruídos estranhos” vinham da Fazenda Sunshine Dairy Farm em Newbury (Massachusetts, EUA), no começo da semana passada, alarmando os moradores das proximidades.

Telefonemas preocupados chegaram ao departamento de polícia entre meia-noite e 7h da manhã, relatando sons “desumanos”, mas as pessoas que ligaram foram orientadas a não se preocupar – “eram apenas os lamentos de vacas em luto que recentemente tiveram seus filhotes separados”. As informações são da Ecorazzi.

Segundo a reportagem, a polícia de Newbury informou que trata-se da separação anual de vacas e bezerros, e o choro e os lamentos são parte de todo o processo, que acontece todo ano no mesmo período.

As ligações a respeito levaram a polícia a publicar uma mensagem em sua página do Facebook que dizia:

“Moradores da região próxima à Sunshine Dairy Farm podem perceber ruídos altos vindo das vacas leiteiras durante o dia e à noite. Nós fomos informados de que as vacas não estão em perigo e que esses ruídos são parte normal do processo agropecuário”.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

“Não estão em perigo”? Estas vacas os carregaram em seus ventres, os deram à luz, e então tiveram seus filhotes levados para longe. Agora o seu leite, que deveria ser destinado aos bezerros, será bombeado para consumo humano, enquanto seus filhotes serão direcionados a um destino similar se for uma fêmea, ou a uma vida curta de confinamento até ser engordado e morto para que se retire a vitela unicamente destinada ao consumo humano, se for um macho. “Todos aqueles gritos de choro e lamento não são um sinal de perigo ou angústia?”, questiona a reportagem. “Em que planeta?”.

Espera-se que todos aqueles cidadãos preocupados que ouviram o choro das vacas em luto estejam fazendo conexões de que estas “práticas normais da agropecuária” são cruéis e desnecessárias. O leite das vacas pertence aos bezerros! O assunto teve uma cobertura superficial pelo veículo Newbury Port News , onde recebeu alguns poucos comentários dos leitores.

Um deles postou: “…Elas não estariam emitindo esses sons de lamento se não estivessem angustiadas. Qualquer mãe que tem seu filho levado dela ficaria angustiada”.

Outro leitor comentou: “Não é preciso ter muito cérebro para saber quando um animal está com problemas. Vacas têm sentimentos de união à sua prole similares aos de qualquer outra criatura (incluindo humanos). Isso é desumano”.

Você viu?

Ir para o topo