EnglishEspañolPortuguês

ONG obtém imagens inéditas onde touros são torturados e assassinados na Espanha

30 de junho de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Vídeo divulgado pela organização Igualdade Animal mostra a crueldade e covardia utilizadas nos festejos taurinos. Animais que são espancados, apedrejados, que recebem pancadas, que são obrigados a correr perseguidos por veículos a motor até caírem extenuados. Os pequenos bezerros de menos de 2 anos, incluídos há poucos meses, sofrem uma morte agônica e dolorosa. São as duríssimas imagens inéditas que tem difundido a Organização Igualdade Animal para mostrar às pessoas a crueldade dos festejos taurinos na Espanha.
Durante vários anos, ativistas da organização tem recorrido a distintas províncias, como Madrid, Guadalajara o Valladolid, para investigar o que ocorre nestas festas em que são torturados e assassinados touros, vaquinhas, novilhos e bezerros.
A Igualdade Animal calcula que cerca de 16.000 festejos celebrados ao ano na Espanha tem como principal reclamação os maus-tratos aos animais, e neles morrem cerca de 10.000 bovinos, de uma forma terrivelmente cruel. Ainda que rejeitado por uma ampla maioria social, seguem celebrando amparados por uma legislação que os permite, e como se não bastasse, ainda patrocina o massacre com o dinheiro público.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pela web a campanha, além das imagens contidas no vídeo, disponibiliza uma petição (clique aqui para assinar) à Comissão Europeia para que pare com os patrocínios desde a União Europeia as touradas. Aproximadamente 130 milhões de euros ao ano dos impostos de todos os europeus, são empregados em ajuda a este tipo de criação de bois. O vídeo faz menção também as brutalidades e agressões que sofrem os ativistas da organização em confinamento pelos campo de Sacedón em 2010, o que provocou para que finalmente fosse suprimido no ano seguinte, bem como as infiltrações da ONG nos festejos de Touro da Vega.
“O maltrato que sofrem estes animais, as violências a quais são submetidos, seria completamente ilegal se se tratasse de cachorros e gatos”, disse Amanda Romero, coordenadora na Espanha da Igualdade Animal. “De fato, as leis de proteção animal das comunidades autônomas incluem uma exceção para as touradas e aos festejos taurinos, de maneira que se possa maltratar animais até a morte nestes espetáculos”. Um detalhe vem surpreendendo aos investigadores, explica Moreno, co-fundador da organização, é a “habitual presença de menores de idade, nestes festejos, onde são expostos a toda esta violência, e em muitas ocasiões a um importante risco em relação a suas segurança”. “Em pleno século XXI não podemos permitir que sigam celebrando estes festejos cruéis, sem princípios de épocas primitivas”, afirma.
Assim, a campanha se lança a nível internacional para “exercer pressão e avançar ante a proibição destes festejos de sangue e covardia”. A ONG pede aos cidadãos para que assinem a petição à Comissão Europeia e difunda o conteúdo da campanha, utilizando as redes sociais o hashtag #PareFestejosCruéis.
Aviso: vídeo contem cenas pertubadoras de crueldade animal.

Fonte: Direitos dos Animais

Você viu?

Ir para o topo