EnglishEspañolPortuguês

Zoonoses orienta população sobre o que fazer ao encontrar morcegos

29 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Após o registro de um caso positivo de morcego portador do vírus da raiva no Jardim Piazza di Roma, na zona oeste de Sorocaba (SP), na semana passada, diversos sorocabanos têm ligado para a Seção de Prevenção e Controle de Zoonoses de Sorocaba para esclarecer algumas dúvidas sobre o que fazer ao encontrar um morcego.

A Zoonoses orienta as pessoas que encontrarem o animal – vivo ou morto – para que não toquem nos mesmos em hipótese alguma. A recomendação é que, ao avistar morcegos voando durante o dia, ou mesmo caídos, acionar imediatamente a Zoonoses pelo telefone (15) 3229-7313.

“Os pais devem estar atentos às crianças e todas as pessoas devem compreender que não devem tocar em morcegos, mas sim chamar os técnicos que estão capacitados para esta situação”, enfatiza a diretora de Saúde Coeltiva, Consuelo Matiello.

A Zoonoses ainda orienta que em casos de encontrar morcegos caídos no chão, as pessoas podem cobrí-los com um balde até a chegada da equipe. Além disso, em qualquer caso de contato com o morcego a pessoa deve informar à Zoonoses.

A raiva é uma doença causada por vírus que acomete mamíferos e pode ser transmitida ao ser humano, sendo portanto uma zoonose. No ciclo de transmissão da doença, o morcego é portador e transmissor do vírus rábico.

Fonte: Rede Bom Dia

Você viu?

Ir para o topo