EnglishEspañolPortuguês

Mais americanos acreditam que animais merecem os mesmos direitos que os humanos

29 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Uma nova pesquisa revela que cresceu o número de norte-americanos que acreditam que os animais não humanos deveriam ter os mesmos direitos e proteções que os humanos.
Para realizar a pesquisa, a empresa Gallup telefonou para 1.024 números selecionados aleatoriamente e, após confirmar se quem atendia tinha mais de 18 anos, perguntou sobre as suas preocupações com os animais em diferentes situações. Essa pesquisa consistiu na terceira aplicação do mesmo trabalho – a primeira foi em 2003 e a segunda em 2008, e os resultados foram encorajadores.
“Quase um terço dos americanos, ou seja, 32%, acreditam que deveriam ser concedidos aos animais os mesmos direitos considerados aos seres humanos, enquanto 62% afirmam que eles merecem alguma proteção mas ainda podem ser usados ‘para benefício’ das pessoas”, dizem os resultados da pesquisa. “Desta vez, o viés para os direitos animais é maior que o de 2008, quando 25% diziam crer que os direitos animais deveriam estar nos mesmos níveis dos humanos”.
Com relação a diferença de opinião entre os gêneros, as mulheres mostraram-se mais propensas a acreditar na necessidade de igualdade de direitos entre humanos e animais, assim como os democratas, comparados com os republicanos. A idade dos entrevistados não mostrou diferenças nas opiniões.
Quando se trata de diferentes situações nas quais os animais são explorados, as pessoas mostraram-se mais preocupadas com os animais usados em pesquisas médicas e científicas, com 33 % afirmando que eram “muito preocupados”, seguidos pelos animais usados em esportes de competição e torneios (32%) e animais em circos (31%). Apesar de situações como as dos animais usados na pecuária e em parques marinhos e de diversão não estarem entre as três principais preocupações, isso não quer dizer que o restante das pessoas não estariam incomodadas com estas questões. Sobre os animais explorados por parques como o SeaWorld, 62% dos respondentes disseram estar “muito” ou “de alguma forma” preocupados, e 54% se sentiriam da mesma maneira quanto aos animais que são mortos para consumo humano.
A Gallup sugere que haja diferentes razões por trás do aumento no número de pessoas que afirmam estar preocupadas com os animais, e que podem ser o advento de filmes como “Blackfish” e “Food Inc”., que expuseram os horrores cometidos contra os animais quando o público não está presente e revelaram o trabalho dos ativistas defensores de direitos animais. Ainda que não tenha sido possível pontuar exatamente quais são as razões, a pesquisa concluiu que “está claro que os norte-americanos estão mais sujeitos a acreditar que deveriam ser concedidos aos animais não humanos os mesmos direitos e proteção que são atualmente dados às pessoas, embora isso ainda continue sendo o ponto de vista de uma minoria”.

Você viu?

Ir para o topo