EnglishEspañolPortuguês

Gorila órfão é abandonado em floresta por ex-tutores

28 de junho de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/AmyHanes
Reprodução/AmyHanes

Um jovem gorila faminto foi encontrado sozinho e assustado em uma área florestal próxima a uma vila no leste de Camarões.

Pelo comportamento do animal, há evidências de que era mantido confinado como um animal doméstico e provavelmente foi abandonado por seus ex-tutores.

Aldeões viram o gorila em uma árvore e contataram o Ministério das Florestas e da Vida Selvagem, que procurou o grupo Defesa dos Animais da África para ajudar o gorila, cuja idade está estimada em cerca de cinco anos, a voltar para seu lar, diz o The Dodo.

Infelizmente, este gorila não parece pertencer a lugar nenhum. Ele foi amigável com os seres humanos de forma incomum, o que é um mau sinal para a sua sobrevivência na região, onde os gorilas são caçados pela sua carne.

Felizmente, o gorila foi recebido no santuário Mefou Primate, dirigido pelo grupo Ação para os Primatas da África, no início de junho e nomeado Parry.

Ainda assim, os detalhes sobre a origem do Parry permanecem um mistério.

“Nós nunca saberemos exatamente de onde Parry veio, mas ele é muito simpático e não tem medo de seres humanos, o que sinaliza que ele foi explorado como um animal doméstico”, a organização escreveu no Facebook.

Não é incomum que os jovens macacos sejam arrancados da natureza e vendidos como animais domésticos depois que suas mães são mortas pela indústria da carne “exótica”, relatou a organização.

Normalmente, uma vez que os filhotes de macacos atingem quatro ou cinco anos de idade, seu temperamento se torna mais difícil e não são mais considerados “adequados” como animais domésticos.  Por isso, muitas vezes, eles são abandonados na floresta, onde correm risco de morte por não saberem se defender ou procurar alimento.

Um raio-X mostrou fragmentos de bala no braço de Parry, confirmando a triste história que o santuário temia: a mãe de Parry provavelmente foi morta antes dele ter sido sequestrado e vendido.

“Nós nunca poderemos substituir a família que Parry perdeu, mas assumimos um compromisso de lhe fornecer amizade e felicidade durante toda a sua vida entre os nossos outros órfãos gorilas”, escreveu a organização.

Logo, Parry estará pronto para conhecer outros gorilas, que formarão um novo tipo de família para ele.

Você viu?

Ir para o topo