EnglishEspañolPortuguês

ANDA em parceria com ONG espanhola lança cartilha sobre turismo responsável com animais

27 de junho de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Por Renata Takahashi (da Redação)

Todo mundo gosta de viajar, passear, conhecer novas culturas, respirar novos ares. Mas não podemos nos esquecer que muitas vezes o lazer tem um custo que pode ir além do dinheiro. O turismo responsável com os animais é um assunto ainda pouco explorado. Que cuidados devemos ter ao escolher nossos destinos e passeios de lazer, para não financiar e contribuir com o sofrimento e exploração dos animais? Pensando nisso, a ANDA lança no Brasil uma importante campanha informativa de sensibilização, em parceria com a ONG espanhola FAADA (Fundación para la Adopción, Apadrinamiento y Defensa de los Animales), que criou todo o conteúdo do guia e da campanha.

No mundo inteiro são realizadas atividades turísticas envolvendo animais. Nosso distanciamento da natureza na vida cotidiana faz com que estar próximo a outras espécies seja um atrativo de lazer. É importante conhecer os animais, descobrir como vivem no ecossistema para o qual nasceram adaptados, de que se alimentam, como se socializam. Mas nas atividades que se propõe a fazer isso utilizando animais sob justificativas didáticas, ou aquelas realizadas afim de entretenimento, o que vemos são animais em situações lamentáveis. Vivendo longe de seu habitat natural, presos, acorrentados, enjaulados, dependentes de cuidados humanos, sendo forçados a manter comportamentos impróprios de suas espécies.

Assim, ao apoiar tais atividades, ao invés de nos reconectar com a natureza, nos distanciamos ainda mais, arrancando dos animais seu direito de ser bicho. A exploração dos animais para fins humanos acaba por ter um efeito contrário àquele que muitas vezes prega, e contribui para dessensibilizar adultos e, o que é pior, crianças. Os valores transmitidos com o uso de animais para esses fins reforçam a crença de que animais estão aqui para nos servir. Devemos trabalhar para minimizar os impactos da indústria do turismo sobre a natureza e também sobre os animais que, assim como nós, também são parte dela.

Falta de informação que leva à exploração

A ONG espanhola FAADA realiza campanha de conscientização sobre o turismo responsável com animais desde abril de 2011. Os resultados até agora são muito positivos. Segundo Giovanna Costantini, responsável pela Campanha “Turismo Responsable”, e Jennifer Berengueras, coordenadora de projetos da FAADA, aproximadamente 40 agências de viagens e estabelecimentos turísticos já aderiram à campanha. Eles deixaram de oferecer atividades danosas aos animais para os turistas e ainda ajudam a ONG a divulgar o material informativo. Em compensação, a entidade assessora os profissionais e os ajuda a encontrar alternativas éticas e novos caminhos para o turismo.

Giovanna e Jennifer apontam um aspecto interessante sobre o ramo turístico que explora animais. “Na maioria dos casos, os turistas embarcam nessas atividades por pura falta de informação. Quase não existem campanhas para alertá-los. Mesmo os profissionais que atuam diretamente com isso, podem não estar conscientes do mal que causam a vida desses bichos”, afirmam. Elas acrescentam ainda que animais selvagens exercem grande atração sobre as pessoas, que sonham em poder interagir e estar próximas a eles. Essa “paixão” leva a mais exploração, e o resultado é que o setor turístico propõe a cada dia novas formas de exploração de animais. Um grande equívoco que, sem ações de sensibilização, tende a se agravar.

Veja abaixo os temas abordados na cartilha da campanha:

Parceria com a ANDA

A responsável da FAADA pela campanha “Turismo Responsable” declarou que a entidade está muito contente com a parceria com a ANDA. “Esta é uma campanha informativa e sensibilizar o maior número de pessoas é o nosso principal objetivo. Temos certeza que o apoio de uma organização tão reconhecida como a ANDA nos ajudará muito nesse sentido”, diz Giovanna Costantini.

Bons resultados da campanha na Espanha

De acordo com integrantes da FAADA, na Espanha a campanha já apresenta resultados. Desde seu lançamento, diversas revistas e veículos de comunicação publicaram informações sobre o turismo responsável com os animais. Com foco em informar futuros profissionais do setor de turismo, a entidade realizou conferências em universidades e centros de estudos de turismo nacionais e internacionais. A ONG recebe denúncias de turistas do mundo todo, e atua denunciando atividades ilegais ou de exploração animal às autoridades. Apesar da boa aceitação na Espanha, a entidade frequentemente se depara com pessoas que não reconhecem a gravidade que suas atividades implicam sobre a vida dos animais. Não é um trabalho fácil, mas é exemplar e merece ser amplamente divulgado.

Clique aqui para acessar a cartilha. Ajude a passar a mensagem adiante. Os animais agradecem.

    Você viu?

    Ir para o topo