EnglishEspañolPortuguês

Lobo-guará é capturado e aprisionado em zoológico em Varginha (MG)

27 de maio de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Por Fátima Chuecco (da Redação)

A loba se afastou da floresta e parou para descansar em frente a uma farmácia (Foto: Reprodução)
A loba se afastou da floresta e parou para descansar em frente a uma farmácia (Foto: Reprodução)

O Programa para a Conservação do Lobo-Guará em parceria com a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil instituiu 2015 como o Ano do Lobo-Guará, animal originário do Cerrado que corre risco de extinção. Infelizmente, justamente em seu ano comemorativo, uma loba-guará foi recentemente aprisionada na cidade de Varginha, Minas Gerais. CRIME: adentrou a cidade em busca de comida. SENTENÇA: passar o resto da vida num zoo embora sua presença seja fundamental para a perpetuação da espécie em vida livre. Alegação da PROMOTORIA: uma vez que entrou em ambiente urbano não pode mais ser devolvida à floresta. Alegação da Defesa: SEM DIREITO À DEFESA.
Na matéria do programa Domingo Espetacular é comentado que a lobinha de um ano e meio, com toda uma vida pela frente, “não deve voltar ao seu habitat natural”. O veterinário do zoo diz que “um animal em contato com ambiente urbano, lixo urbano e cães urbanos não deve voltar à natureza”. Quer dizer que todos os ursos que invadem casas e abrem lixos no Canadá e EUA terão que ir para zoológicos? As nossas onças que também estão começando a invadir as cidades por causa de queimadas e perda do habitat natural vão acabar enjauladas?
Animal é transportado ao zoológico (Foto: Reprodução)
Animal é transportado ao zoológico (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Na mesma edição do programa houve uma reportagem sobre uma jiboia resgatada de um motor de um carro estacionado em uma faculdade. Diferente da loba, a cobra foi capturada e devolvida à natureza. E assim é com a maioria dos animais silvestres e selvagens que adentram as cidades no mundo todo: são levados de volta ao seu habitat natural, a não ser que estejam doentes ou sem condições físicas de serem libertados. Mas ao que parece, há um interesse em obter uma fêmea para o lobo mantido no zoo.
Ninguém tem o direito de prender uma loba que vivia em liberdade. E se havia filhotes esperando por ela? Por que não pode voltar à floresta se tantos outros animais, quando saudáveis, são devolvidos? Contato com meio urbano basta para detê-la? O “Ano do Lobo-Guará” visa a conscientização das pessoas no sentido de conviverem pacificamente com essa espécie animal tão perseguida e caçada. Enquanto isso, Varginha pode estar dando o exemplo contrário, retendo uma loba que é muito mais importante na natureza do que servindo de atração em um zoológico.
Veja abaixo a matéria sobre a captura da loba-guará de Varginha:

Você viu?

Ir para o topo