EnglishEspañolPortuguês

Mais rinocerontes são cruelmente assassinados na Africa do Sul

27 de fevereiro de 2012
4 min. de leitura
A-
A+
Este bebê rinoceronte nunca terá a chance de conhecer o mundo. Na semana em que estava prestes a dar à luz, sua mãe grávida foi baleada. (Foto: Troy Otto)

Mais rinocerontes têm sido impiedosamente abatidos na província de Limpopo. Desta vez, os caçadores mataram dois deles e acabaram vitimando três – um rinoceronte de 2 anos de idade, sua mãe grávida e o filhote que estava em seu ventre prestes a nascer dentro de alguns dias. Eles foram estupidamente baleados na região de Letsitele, em plena luz do dia. Os chifres da mãe e do outro adulto foram removidos. As informações são da Sa-People.

E continua o massacre furioso dos rinocerontes na Africa do Sul. Mortos pelo suposto “valor medicinal” dos seus chifres – uma superstição sem fundamento.

Até o momento destas mortes, a fazenda Thiergarten, cujo proprietário é BJ Vorster, tinha sete dos únicos rinocerontes restantes em toda a região. Agora são apenas cinco.

“Nós somos uma família de Zimbabwe que cria animais e temos visto a devastação na população de rinocerontes no país, estamos aterrorizados ao ver que eles continuam sendo abatidos na Africa do Sul”, disse Shirley Chick.

Ian Otto, gerente da fazenda Thiergarten, descreve o que aconteceu na quinta-feira, dia 9 de fevereiro:

“Por volta das 11 horas da manhã meu segurança me ligou, completamente desnorteado por ter encontrado os dois rinocerontes mortos com os chifres removidos. Nós percebemos que os animais tinham sido mortos há menos de uma hora, então fomos atrás dos caçadores. Com a ajuda de dois helicópteros e uma equipe de fazendeiros locais, eles conseguiram fugir”.

Foto: Troy Otto

“Quando retornamos ao local do crime, descobrimos que eles primeiro haviam atirado no rinoceronte de dois anos de idade, e quando ele caiu, atiraram também na mãe”. Conseguiram tirar a vida de três animais, ao atirar nos dois.

A mãe rinoceronte que foi assassinada também tinha um filho jovem, de 4 anos de idade, que escapou do massacre mas ficou absolutamente perturbado.

“Hoje você ainda pode ouvi-lo à distância pela fazenda muito antes de vê-lo”, Ian continua. “Ele está chamando sua mãe, andando pela propriedade a procurar por ela e chorando, totalmente desolado e desorientado. Só agora pude perceber o quanto estas criaturas incríveis realmente têm consideração umas com as outras”.

E quanto trauma esta família de rinocerontes já sofreu? Esta fêmea que foi morta com o bebê dentro dela também viu a sua mãe ser morta há aproximadamente cinco anos atrás por caçadores. Então, há dois anos atrás quando ela teve um novo bebê, ela foi baleada no peito, mas sobreviveu graças à rápida intervenção dos veterinários. Agora ela e seu filho foram mortos quando ela estava prestes a parir um bebê.

Cenário de sofrimento e horror (Foto: Troy Otto)

“Isso é apenas uma gota no oceano, diante do que tem acontecido à nossa volta”, conforme relata Ian, que acrescenta: “Nos dias de hoje, uma espécie só sobrevive se ela gerar lucro. As únicas pessoas que lucram com o chifre de rinoceronte hoje são os caçadores. Mas se os criadores gananciosos pudessem tirar o chifre dos rinocerontes sem matá-los e vendê-los aos caçadores, eles o fariam”.

“A demanda por chifres de rinocerontes nunca irá acabar, e é exatamente isso que mantém a criação de rinocerontes. Esta é a idéia básica que vale para todas as espécies. Você pode analisar todas as espécies ameaçadas de extinção que não são procuradas para serem caçadas pelo seu valor financeiro, e perceba que elas realmente são extintas. Essa é uma triste realidade”, segundo o mesmo.

Ian sugere a criação de campanhas em que se paga por informação que leve a quaisquer assassinos de rinocerontes na Africa do Sul. “Nós precisamos adequar o valor do prêmio ao do chifre”, ele diz.

Atualmente, o Departamento de Proteção e Segurança da Africa do Sul (SAPS) está oferecendo uma recompensa de 500 mil rands (valor equivalente a 65 mil dólares) para qualquer informação que ajude a prender os caçadores de rinocerontes.

A ministra do meio ambiente Edna Molewa anunciou recentemente que um efetivo adicional de 150 guardas florestais será enviado para o Parque Nacional Kruger neste ano, para se unirem aos 500 que já trabalham lá, no sentido de frear a caça aos rinocerontes.

Os chifres de rinocerontes são vendidos principalmente na China e no Vietnã, onde há um mito de que eles constituam “remédio” para diversos tipos de doenças.

Você viu?

Ir para o topo