EnglishEspañolPortuguês

Motivando mudanças pela música

26 de fevereiro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Você tem talento musical? Então pode escrever uma canção falando das razões de ser vegetariano ou vegano? Se tiver talento…

O Sir Paul McCartney está pedindo canções para promover a ideia da “Segunda-feira sem carne” por todo o mundo. Veja:

httpv://www.youtube.com/watch?v=NnNFryHonQo&feature=PlayList&p=B554DCA759CE579E&playnext=1&playnext_from=PL&index=83

Pode ser que a música possa motivar as pessoas a mudar o hábito de consumir carne? Segundo essa campanha, o objetivo é motivar as pessoas que nem pensam em ser vegetarianos a desistirem da carne durante um dia na semana.

Pois bem, se sete pessoas não consomem carne, vai ser como se, no lugar dessas pessoas que aderiram à campanha, existisse uma pessoa totalmente vegetariana, não é? Mas o ideal seria que uma pessoa banisse completamente o consumo da carne, então… devemos apoiar essa campanha de ter mais pessoas  desistindo da carne só por um dia da semana?

Na minha opinião, a resposta é “sim” porque, se uma pessoa desiste um dia, vai começar a mudar um hábito e vai saber que é possível sobreviver sem carne. E também, se a pessoa decidir fazer uma mudança porque está ampliando a visão e a consciência, pode ser que ela esteja dando os primeiros passos a caminho do vegetariansimo total.

Para algumas pessoas, a ideia de desistir da carne completamente parece impossível e inatingível, e elas precisam saber que pouco é melhor que nada. Para outras pessoas, a decisão de não consumir carne acontece em um passo só: é quando são motivadas a parar completamente o consumo de carne. Um dia, comem carne, leem ou veem alguma materia e, depois, tomam a decisão de parar de consumir carne naquele mesmo dia.

Com a maioria das pessoas com quem eu tenho falado, o caminho para o vegetarianismo acontece pouco a pouco, começando a eliminar a carne de um animal, depois de outro, normalmente porque elas obtêm informações e aprendem mais sobre o assunto e, assim, decidem também desistir de outro animal no prato.

Gostaria que esse processo fosse imediato, que eu pudesse dizer que fiquei vegana em um dia só, mas a verdade é que parei de consumir porcos no sétimo passo porque havia lido sobre vermes; depois decidi parar de comer “carne vermelha” de vacas por causa de razões de saúde; depois frangos porque vi um programa na televisão sobre a maneira como eles os matam e também sobre a contaminação. Quanto mais eu compreendia, menos eu consumia produtos animais, até que decidi ser completamente vegana.

Com essa campanha “Segunda-feira sem carne”, as pessoas podem participar de um novo movimento que se propaga pelo globo. A estratégia é usar a criatividade para motivar as pessoas a se unirem para uma meta boa e universal.

Historicamente, a música tem sido uma ferramenta forte para conscientizar as pessoas. Tem canções que falam de possibilidades, mudanças, metas universais, um mundo melhor, revolução; e agora, teremos também músicas que falam sobre como podemos salvar os animais, nós mesmos e o planeta, por meio de uma dieta sem carne!

Sei que com essa música, todos os nossos corações vão querer dançar!! Conheçam algumas canções:

httpv://www.youtube.com/watch?v=YHqNMFHutoo

httpv://www.youtube.com/watch?v=OaNt74guoLk&feature=related

httpv://www.youtube.com/watch?v=eZpFSpdtCwY&feature=related

httpv://www.youtube.com/watch?v=TV1wv7OCNiM&feature=related

Você viu?

Ir para o topo