EnglishEspañolPortuguês

Crise na Grécia aumenta casos de abandono de animais

26 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana (da Redação)

Foto: Reprodução/ Ekathimerini.com

“A situação está completamente fora de controle”. Não deixa margem para interpretações o cenário descrito por Christiana Kalogeropoulou, voluntária do grupo sem fins lucrativos Stray.gr sobre a situação dos cães abandonados na Grécia. “Todos os esforços para mudar a mentalidade das pessoas e para fazer com que o Estado assumisse a responsabilidade sobre o abandono de animais não serviram para nada”, falou ao jornal italiano La Stampa.

Não é só uma questão de mentalidade, mas também um efeito da grave crise econômica que afeta há tempos o país inteiro. Multiplicam-se os casos de abandono: voluntários encontram cães de todas as idades e raças amarrados em árvores, bancos e postes.

O governo interrompeu o financiamento das operações de socorro aos animais em 2009, conta Grigoris Gourdomichalis, chefe da associação ambiental de Atenas e Pireu. Seu grupo não recebe nem um centavo há três anos do Estado mesmo que, por lei, tenham direito a financiamento de 70% do balanço anual. Apesar disso, a associação continua a alimentar, vacinar e esterilizar os animais abandonados em 18 circunscrições que compõem Atenas e Pireu.

Segundo o vice-prefeito de Antenas, Angelos Antonopoulos, no ano passado os funcionários da Prefeitura recolheram pelas ruas da capital 457 cães e deram assistência veterinária a 305. Outro aspecto é que mais pessoas que desejam ter um cão como amigo escolham adotar um animal abandonado a comprar um em lojas ou de criadores.

Você viu?

Ir para o topo