EnglishEspañolPortuguês

Sea Shepherd intercepta frota baleeira japonesa com aviões não tripulados

25 de dezembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Ativistas lançam um dos aviões não tripulados. Foto: © Reuters

A tripulação da Sea Shepherd interceptou e impediu a atuação da frota baleeira japonesa na véspera do Natal (24), a cerca de mil quilômetros ao norte do Santuário de Baleias da Antártica, graças ao uso de aviões não tripulados (drones).
Quando a frota foi localizada, três navios japoneses lançaram arpões contra o Steve Irwin para proteger o Nisshin Maru e permitir que o baleeiro escapasse. Desta vez, no entanto, a tática japonesa não funcionou porque os equipamentos instalados, nos navios Steve Irwin e Bob Barker, podem acompanhar e seguir o Nisshin Maru de muito longe, e retransmitir as posições de volta para o navios da ONG.
O navio Steve Irwin está agora equipado com um avião não tripulado. Foto: AFP

“Podemos cobrir centenas de quilômetros com esses aviões não tripulados. Esses aparelhos provaram ser muito valiosos para esta campanha. Como sempre, esta vai ser uma preseguição difícil, mas graças a estes aviões não tripulados  agora temos uma vantagem que nunca tivemos antes”, disse o Capitão Paul Watson, a bordo do Steve Irwin.
Um dos equipamentos foi doado para o Steve Irwin por duas empresas dos EUA,a Bayshore Reciclagem de New Jersey e Moran Office of Maritime e Segurança do Porto, também de Nova Jersey.
Nenhuma morte
Foto: divulgação

O uso de aviões não tripulados é uma maneira eficaz de interceptar o navio-fábrica japonês Nisshin Maru que embarcou desta vez com o objetivo de matar 900 baleias, sendo 935 baleias minke, 50 baleias fin e 50 baleias jubarte.
Segundo informações do capitão Watson, os navios japoneses ainda não mataram nenhuma baleia.
Os três navios da Sea Shepherd, Steve Irwin, Bob Barker e Brigitte Bardot, que são tripulados por 88 pessoas de 25 países diferentes, estão monitorando a frota japonesa.
Os navios da Sea Shepherd vão monitorar a frota até março, quando a temporada de caça às baleias está prevista para encerrar.
A Sea Shepherd Conservation Society foi fundada em 1977 e usa táticas de ação direta para proteger o habitat dos animais nos oceanos do mundo.
 

Você viu?

Ir para o topo