EnglishEspañolPortuguês

Mais de 100 cavalos são encontrados em situação de extremo abandono no Reino Unido

25 de novembro de 2013
6 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

Crueldade: Criador de cavalos Evan Lloyd Evans foi preso por nove semanas por manter pôneis das montanhas galesas em tal estado que a RSPCA teve de sacrificar nove deles e apreender outros 51
Crueldade: Criador de cavalos Evan Lloyd Evans foi preso por nove semanas por manter pôneis das montanhas galesas em tal estado que a RSPCA teve de sacrificar nove deles e apreender outros 51.

Mais de 100 cavalos foram mortos após serem mantidos em condições degradantes em uma fazenda, descobriu-se recentemente. As informações são do Daily Mail.

Os animais estavam entre os 400 encontrados em estado de negligência pelos inspetores da RSPCA, que revistaram o local “profundamente perturbador”.

Em um dos “mais significativos eventos de bem-estar animal” já visto, um porta-voz da instituição de caridade revelou que mais de 100 dos animais foram sacrificados, enquanto cerca de 300 foram transferidos para santuários em todo o país.

O tutor dos cavalos é o tema de uma investigação em curso e não pode ser identificado.

Enquanto isso, em um caso separado, algumas centenas de quilômetros de distância do local em Gales do Sul, onde os 400 cavalos foram encontrados, outro tutor de cavalos foi preso depois que muitos de seus animais também foram estavam em estado de abandono e precariedade.

Evan Lloyd Evans, que já foi considerado um criador líder, foi preso por nove semanas por manter pôneis das montanhas galesas em tal estado que a RSPCA teve de sacrificar nove deles e apreender outros 51.

O homem, de 69 anos, que diz ter doado a uma instituição de caridade animal 30 mil libras (equivalente a 90 mil reais), também foi proibido de tutelar cavalos por dez anos após ser declarado culpado de causar sofrimento e não atender às necessidades de seus animais.

A corte ouviu que os cascos dos nove cavalos estavam em um estado tão intratável, e os cavalos estavam em tamanha precariedade física, que foi decidido por um veterinário sacrificá-los, em vez de fazer com que os animais passassem por mais sofrimento.

Vídeos angustiantes dos pôneis em condições precárias de vida e a condição de seus pés foram mostrados para os magistrados do tribunal de Caernarfon, no norte de Gales.

A corte ouviu que os cascos dos 9 cavalos do Sr. Evans estavam em um estado tão intratável foi decidido por um veterinário colocá-los para dormir, em vez de fazer com que sofressem mais.
A corte ouviu que os cascos dos 9 cavalos do Sr. Evans estavam em um estado tão intratável foi decidido por um veterinário colocá-los para dormir, em vez de fazer com que sofressem mais.

Os pôneis eram selvagens, segundo dito no tribunal, e vivem em um ambiente perigoso.

É esperado que a RSPCA tome medidas legais separadas após a descoberta dos 400 cavalos em uma fazenda no Vale de Glamorgan, no sul do País de Gales.

Os dois casos mostram a situação chocante de cavalos no Reino Unido – muitas dos quais foram abandonados após a repressão sobre o comércio de carne de cavalo marca-los financeiramente inúteis.

Instituições de caridade e santuários de animais estão lutando com um afluxo de cavalos em condições terríveis depois de comerciantes sem escrúpulos, atingidos por uma queda na demanda após o escândalo de carne de cavalo, os terem abandonado.

Cerca de 7 mil cavalos são agora considerados como “em risco”, de acordo com o relatório por instituições de caridade, incluindo a RSPCA e Cruz Azul, com o escândalo de carne de cavalo como um fator significativo, mas com excesso de reprodução e a recessão também desempenhando um papel.

Angustiante: Vídeos dos pôneis "condições de vida precárias e a condição de seus pés foram mostrados para os magistrados no tribunal de Caernarfon, no norte de Gales.
Angustiante: Vídeos dos pôneis “condições de vida precárias e a condição de seus pés foram mostrados para os magistrados no tribunal de Caernarfon, no norte de Gales.

Centros de resgate têm visto um aumento de até 40% nas admissões desde que foi revelado em janeiro que alguns alimentos no supermercado rotulados como carne continham cavalo.

O veterinário Nic de Brauwere, da Redwings Horse Sanctuary, em Norwich, que ajudou a coordenar a operação de resgate em Gales do Sul, disse: “O sofrimento individual é algo que já vimos antes e possivelmente teremos que ver de novo”.

“Mas foi a totalidade da situação que tornou o evento de bem-estar dos cavalos o mais significativo em que eu já estive envolvido”.

“O que encontramos foi uma propriedade com um grande número de cavalos e outros animais”.

“Havia preocupações com o bem-estar de todos os cavalos e com o meio ambiente e as condições com as quais eles estavam tentando lidar”.

“Houve problemas de todos os níveis”.

Funcionários do Conselho, os oficiais da RSPCA, policiais e veterinários passaram seis dias no início deste mês fazendo a avaliação dos cavalos e fornecendo tratamento.

Audiência no tribunal: O senhor Evans também foi proibido de manter cavalos por dez anos após ser declarado culpado de causar sofrimento desnecessário e não atender às necessidades de seus animais.
Audiência no tribunal: O senhor Evans também foi proibido de manter cavalos por dez anos após ser declarado culpado de causar sofrimento desnecessário e não atender às necessidades de seus animais.

Mais de 300 cavalos foram retirados em caminhões do local, enquanto que outros animais, incluindo ovelhas, gansos e cães, também foram removidos.

Um porta-voz da RSPCA disse: “à medida que mais animais foram avaliados, o número de cavalos que se encontram em tal estado de sofrimento que tiveram que ser colocados para dormir por aconselhamento veterinário subiu para pouco mais de 100”.

“Essa foi uma situação trágica e que foi extremamente perturbadora para todos os envolvidos”.

Ele acrescentou que a caridade foi envolvida em uma investigação de bem-estar animal em curso e não conseguiu identificar o tutor dos cavalos supostamente envolvido.

Steve Carter, diretor nacional da instituição no País de Gales, disse que o “incidente absolutamente trágico” foi o resultado de cruzamento excessivo em todo o país e uma falta de alimentos.

Ele disse: “Há mais cavalos do que há casas”.

Cavalos indesejados que já tinham o destino terrível do comércio de carne, agora são abandonados por seus tutores que não querem pagar até £ 100 por semana por cuidados e alimentos.

Alguns são colocados para pastar- uma prática em que os proprietários, muitas vezes a partir de comunidades nômades, deixam os cavalos para pastar em terras de outras pessoas sem autorização – em um pedaço de mato.

O Santuário Animal, em Dorney, Buckinghamshire, está cuidando de um terço a mais de cavalos do que o ano passado e está gastando mais do que nunca sobre as contas dos veterinários, pois muitos chegam em condições terríveis.

A administradora chefe Diana Coad disse: “Antes do escândalo, infelizmente, havia um comércio de cavalos para a carne e agora não há mercado”. E continuou, “os tutores sem escrúpulos os estão escondendo em bolsões de terra e deixando-os morrer de fome muito lenta e dolorosamente”.

Você viu?

Ir para o topo