EnglishEspañolPortuguês

Vencedor do Oscar luta para salvar cavalos de matança nos Estados Unidos

25 de outubro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Natália Prieto (da Redação)

Robert Redford (Foto: Reprodução)
Robert Redford e o ex-governador do Novo México, Bill Richardson, estão lutando para proteger cavalos. (Foto: Reprodução)

O icônico ator Robert Redford e o ex-governador do Novo México, Bill Richardson, estão lutando para proteger os cavalos no estado americano (e as pessoas estão finalmente escutando). A “Navajo Nation” – reserva indígena que abriga cavalos – retirou seu apoio à matança doméstica desses animais no estado e agora trabalha com Redford e Richardson em sua nova fundação – a “Foundation to Protect New Mexico Wildlife” (Fundação para Proteção da Vida Selvagem no Novo México, em inglês), para achar soluções mais humanas (e a longo prazo) para o problema de superpopulação de cavalos selvagens na região. As informações são do Global Animal.

Registros mostram que há aproximadamente 75 mil animais vagando e bebendo da água dos reservatórios do espaço. No passado, a solução era o abate dessas criaturas, mas agora, com a ajuda de instituições protetoras dos cavalos, como a nova fundação de Redford, a “Navajo Nation” terá os recursos necessários para solucionar o problema.

O presidente da “Navajo Nation”, Ben Shelly, disse que se encontrou no começo de outubro com Richardson e ambos concordaram em trabalhar juntos para encontrar soluções mais humanas e eficientes para o problema de superpopulação de cavalos selvagens.

Richardson e o ator Robert Redford uniram esforços e criaram a Foundation to Protect New Mexico Wildlife neste verão para combater empresas e outros matadouros de cavalos.

Logo após o anúncio da fundação, a “Navajo Nation” decidiu apoiar a iniciativa, para diminuir o número de 75 mil cavalos que superpopulam a região.

A Vale Meat Co., tem reclamado da decisão e pede para que liberem e permitam as atividades de seu matadouro (Foto: Reprodução)
A Vale Meat Co., tem reclamado da decisão e pede para que liberem e permitam as atividades de seu matadouro (Foto: Reprodução)

Em comunicado, Shelly disse que a tribo vai retirar seu apoio a essas empresas, e trabalhar com a Fundação e outros grupos para desenvolver e implementar políticas alternativas para gerir as populações de cavalos selvagens. As soluções possíveis incluem controle de nascimento, adoção, ordenamento do território e educação pública.

Eram mandados para matadouros (Foto: The Associated Press, Scott Sonner)
Eram mandados para matadouros (Foto: The Associated Press, Scott Sonner)

“Nossa terra é preciosa para o povo do Navajo, assim como são todos os cavalos no “Navajo Nation”. Os cavalos são animais sagrados para nós. Tanto a terra e os animais devem ser gerenciados de forma responsável”, disse Shelly. “Durante muito tempo essa questão ficou sem solução, colocando-nos na situação que estamos hoje, onde estamos enfrentando problemas reais. Eu sou grato em fechar parceria com agências que têm recursos para nos ajudar a encontrar soluções reais a longo prazo”.

Richardson disse que irá persuadir Shelly a mudar sua posição sobre o abate de cavalos.

O Congresso proibiu a matança de cavalos cortando o financiamento para inspetores de abates em 2006. A proibição foi feita em 2011 e uma das empresas afetadas, a Vale Meat Co., tem reclamado da decisão e pede para que liberem e permitam as atividades de seu matadouro. A USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) emitiu uma autorização neste verão, mas o litígio por parte de grupos de proteção animal adiou o processo.

A discussão sobre o assassinato de cavalos tem dividido os grupos de bem-estar animal, fazendeiros, políticos e tribos indígenas sobre qual é a forma mais humana de lidar com a superpopulação de cavalos da região. Grande parte do debate incide também na questão de considerar cavalos animais domesticados ou selvagens.

Você viu?

Ir para o topo