EnglishEspañolPortuguês

Filmagem mostra condições horríveis em zoológico canadense

25 de julho de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Por Claudia Braghetto (da Redação)

Foto: Reprodução/ Facebook / Concerned Albertans for Animal Welfare and Public Safety
Foto: Reprodução/ Facebook / Concerned Albertans for Animal Welfare and Public Safety

Imagens gráficas e filmagem obtidas no GuZoo Animal Farm, em Alberta, no Canadá, mostram as condições de vida deploráveis dos animais que estão vivendo lá. Esta não é a primeira vez que as instalações são questionadas, e agora estão sujeitas a uma investigação pela polícia montada Royal Canadian (RCMP).

Foto: Reprodução/ Facebook / Concerned Albertans for Animal Welfare and Public Safety
Foto: Reprodução/ Facebook / Concerned Albertans for Animal Welfare and Public Safety

A filmagem e fotos foram feitas durante o feriado do Canada Day por um denunciante anônimo. Elas foram então postadas no YouTube pelo Council of Concerned Albertans for Animal Welfare and Public Safety (CCAAWPS).

As fotos e vídeo mostram as condições absurdas que 400 animais que vivem na GuZoo tem que enfrentar.

O CCAAWPS chamou o mais recente olhar pelas condições na GuZoo de “as evidências mais condenatórias até o momento, retratando as operações negligentes e abaixo dos padrões na GuZoo, que tem sempre existido e continuam a existir”.

São mostradas jaulas e áreas de preparação de comida imundas, potes de comida cheios de larvas e uma pilha imensa de lixo repleta de cadáveres de animais do zoológico e cães, sendo esta de livre acesso de outros animais do local, cães e animais silvestres.

Problemas com o zoológico e preocupações com o bem-estar dos animais de lá acontecem desde que o local conseguiu sua licença em 1990.

Essas preocupações variam desde repetidamente falhar em alcançar padrões estipulados e permitir que o público interaja com animais, a múltiplas citações por guarda ilegal e tráfico de animais exóticos, e lesões a animais e visitantes – sem contar as reclamações frequentes sobre água suja, comida mofada, animais doentes e machucados, fugas, mortes não justificadas, carcaças apodrecendo em jaulas e abrigos inadequados, entre outras coisas.

Foto: Reprodução/ Facebook / Concerned Albertans for Animal Welfare and Public Safety
Foto: Reprodução/ Facebook / Concerned Albertans for Animal Welfare and Public Safety

O zoológico foi finalmente desativado em 2011, após o clamor público e uma inspeção que foi conduzida pela Associação de Zoológicos e Aquários (CAZA), e que achou diversas questões.

Este deveria ter sido o fim do assunto, mas a decisão foi revertida mais tarde pelo governo da província, então o zoológico permanece aberto.

“É chocante, absolutamente chocante, que esses oficiais do governo irão continuar a deixar esse lugar se safar”, Julie Woodyer, diretora de campanha da Zoocheck do Canadá, disse ao Calgary Herald, na época.

O proprietário, Lynn Gustafson, se recusou a comentar sobre o último vídeo, mas chamou os ativistas que têm causado problemas ao zoológico de “terroristas domésticos”, e ameaçou fechar as instalações para o público se a RCMP não fizer algo.

Gustafson aparentemente também tentou justificar os vários cadáveres mostrados na filmagem dizendo que seria possível se ver a mesma coisa se você invadisse o Zoológico de Calgary.

Ele então admitiu que cães são assassinados às vezes, quando não se encontram lares para os mesmos.

Ele também admitiu que a comida seja, às vezes, infestada por larvas, mas que ela não seria dada aos animais. Isto não faz sentido, no entanto, uma vez que a comida contendo larvas já estava dentro da jaula com os animais – apesar de, pela lógica dele, talvez não conte se as larvas entrarem lá após os animais serem alimentados.

Um oficial da SPCA investigou o local na última sexta, mas não registrou nenhuma queixa. O CCAAWPS registrou uma reclamação com o governo.

Um porta-voz da Alberta Environment disse à CTV News que eles estão revendo o vídeo e irão investigar o que viram. Isso poderá resultar em advertências, ordens judiciais ou processos, se for julgado que o zoológico violou o Ato de Vida Selvagem de Alberta ou o Ato de Proteção Animal.

Para atualizações e mais informações sobre como ajudar, visite a página do facebook do CCAAWPS.

Abaixo você poderá ver a filmagem obtida pela RCMP, mas, por favor, esteja ciente de que as imagens são perturbadoras.

Você viu?

Ir para o topo