EnglishEspañolPortuguês

Usado como alimento na China, pássaro está ameaçado de extinção

25 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Reprodução/ Martin Vavrik/ Wikimedia Commons
Foto: Reprodução/ Martin Vavrik/ Wikimedia Commons

Um pássaro que chegou a ser uma das aves mais abundantes na Europa e na Ásia agora está quase em extinção devido aos hábitos alimentares na China, afirma um estudo publicado nesta terça-feira (9).
O número de escrevedeiras-aureoladas (emberiza aureola) diminuiu 90% desde 1980, desaparecendo do leste da Europa, da Rússia e do Japão, afirma o estudo divulgado na publicação científica Conservation Biology.
Devido a este rápido declínio, a China proibiu em 1997 a caça desta espécie, conhecida no país como “o pássaro do arroz”.
No entanto, milhares destas aves, junto com outros pássaros cantores, ainda são caçados como alimento e até 2013 podiam ser encontrados no mercado negro, afirma o estudo.
Os investigadores afirmam que o consumo aumentou devido ao desenvolvimento econômico e à prosperidade no leste da Ásia, onde estima-se que apenas na província de Guangdong, no sul da China, um milhão destas aves tenham sido consumidas em 2001.
Estas aves se reproduzem no norte do Himalaia e passam o inverno na parte mais quente do sudeste asiático, passando pelo leste da China, onde foram caçadas por mais de 2.000 anos, segundo a organização ambiental BirdLife International.
O estudo estabeleceu um paralelo entre este processo e a extinção da pomba migratória americana em 1914.
“A magnitude e a velocidade deste declínio não têm precedentes entre aves distribuídas em áreas tão extensas, com a exceção da pomba migratória”, estimou o diretor do estudo, Dr Johannes Kamp, acadêmico da Universidade de Munster, em um comunicado divulgado pela BirdLife International.
Fonte: UOL

Você viu?

Ir para o topo