EnglishEspañolPortuguês

Os ratos heróis de Moçambique

24 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Guerras civis costumam forrar o solo de um país de minas explosivas. Hoje, existem cerca de 100 milhões de minas terrestres espalhadas em 6 dezenas de países. 50 pessoas morrem ou são feridas acidentalmente por dia por causa delas.

Uma reportagem na CNN mostra o trabalho da organização belga APOPO, que trabalha para limpar Moçambique de seus mortais explosivos escondidos sob a terra.

A reportagem mostrou a solução encontrada pela APOPO em Moçambique: os ratos-heróis. Não estamos falando de ratazanas urbanas, mas de uma espécie africana realmente grande, a “poached”. São ratos limpos, dóceis muito prestigiados como animais domésticos na África.

Foto: Divulgação

A APOPO treinou 120 desses “poached rats” para localizar minas. Eles recebem uma guia presa ao peito com um anel na parte superior. A equipe delimita um terreno e através de uma cordinha cada rato “escaneia” o solo. Se fareja uma mina, aponta onde ela está e vai atrás de outra. Como são leves  não detonam o explosivo.

A repórter da CNN faz questão de perguntar em que condições são criados. Os ratos vivem presos em gaiolas e “aquários” semelhantes a uma casa de hamster. O funcionário da APOPO informou que recebem nomes individuais e que estabelecem uma relação amorosa com seus treinadores.

São escravos. Infelizmente são heróis.

Você viu?

Ir para o topo