EnglishEspañolPortuguês

Estados Unidos anunciam que puma oriental está extinto

24 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

No dia 16 de Junho deste ano, os EUA declararam que o puma oriental está extinto. O animal já não é visto desde 1938, há quase 80 anos. Foto: Joshua Barnett/Flickr Commons
No dia 16 de junho deste ano, os EUA declararam que o puma oriental está extinto. O animal já não é visto desde 1938, há quase 80 anos. Foto: Joshua Barnett/Flickr Commons

O U.S. Fish and Wildlife Service (Serviço de Vida Selvagem – FWS) declarou na semana passada que o puma oriental está oficialmente extinto e deverá ser removido da lista de espécies ameaçadas de extinção dos Estados Unidos. As informações são do NBC4i.
A subespécie ocupava o leste da América do Norte e o seu nome científico é puma concolor cougar, equivalente à onça-parda no Brasil.
De acordo com Mark McCollough, do FWS, o puma oriental costumava ser chamado de “felino fantasma”, porque nunca havia sido avistado por ninguém. Agora, sabe-se o motivo: acredita-se que o grande felino esteja extinto desde meados de 1930.
Segundo o FWS, os dois últimos pumas orientais foram vistos nesta época, e ambos foram mortos. Um foi morto por um caçador em Maine, em 1938. Antes disso, em 1932, outro havia sido encontrado morto em New Brunswick, no Canadá.
O FWS cita múltiplas razões pelas quais o puma oriental desapareceu, porém isso ocorreu sobretudo devido à caça e à perda do território. A população começou a declinar no século 19, quando os europeus chegaram e mataram os pumas para proteger o gado criado para consumo humano. O desmatamento em massa também limitou o território do puma oriental e acabou com os cervos, que eram a sua principal presa.

Você viu?

Ir para o topo