EnglishEspañolPortuguês

Centenas de animais passam fome, sede e necessidades em abrigo de MG

24 de janeiro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Bruno da Silva
[email protected]

Ao visitar a conhecida como “Associação de Proteção aos Animais”, um local na Rua Cristóvão Lobato Campos, nº 320, Serra Verde II, em Barbacena, Minas Gerais, presenciei cenas horríveis.

No local registrei fotos de vários animais com doenças de pele, membros quebrados, e alguns estavam mortos com seus corpos em decomposição, expostos ao ar livre em meio aos outros animais. Observei que muitos deles estavam com muita fome e sede. Muitos não tinham acesso a água ou comida. Observei que o local apresenta-se sem estrutura mínima para abrigar tantos cães. Não há local suficiente para todos para abrigo do sol ou chuva. Procurei saber quantos animais viviam naquele inferno, em meio a ossadas expostas de animais que não foram devidamente alojados depois de sua morte, e a informação que tive foi que ali vivem aproximadamente 700 animais. Na verdade, sobrevivem. Com a força que somente os animais têm.

No local não há funcionários suficientes para manter o abrigo com as mínimas condições de higiene necessárias para o bem estar dos animais. As poucas pessoas que lá se encontram parecem ter boa vontade para fazer o possível para ajudar, mesmo sem estrutura. Mas senti que ali dentro, há algo que repele aqueles que querem ajudar.

O mais triste de tudo isso, notei, é que a cidade não parece estar a par do que acontece ali. Em meio aos tantos animais abandonados pelas ruas, ao expressar minha indignação, ouvi vários comentários como “Não se preocupe, logo o levaremos para o abrigo” ou “Muitos deles são resgatados e levados para a associação”. É mais triste do que engraçado supor que esses animais estão melhores nas ruas.

Faço um apelo, pedindo ajuda para que todos os habitantes da cidade que se preocupam com o bem estar animal entrem em contato com os órgãos de proteção animal e saúde pública da cidade de Barbacena, pedindo que o local seja fiscalizado e os responsáveis tomem providência para que a situação seja mudada. Não podemos permitir que essa realidade persista, e se existe alguém responsável por esse local que explicações sejam dadas quanto às providências a serem tomadas para que a situação desses animais seja modificada.

Pedimos a todos que enviem mensagens para os emails abaixo solicitando fiscalização e mudanças:

Mensagem sugerida: “Ao conhecer a situação de um local situado na Rua Cristóvão Lobato Campos nº 320 Serra Verde II na cidade de Barbacena/MG fiquei indignado. Fotos mostram que nesse local existem muitos animais doentes (alguns mortos), sem as mínimas condições básicas de higiene, e correndo risco de morte. Peço que essa situação seja fiscalizada e os responsáveis façam algo para mudá-la. Seguem em anexo algumas das fotos desse local.”

Departamento Municipal de Saúde Pública de Barbacena/MG: [email protected]

Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento: [email protected]

Secretaria do Gabinete da Prefeita de Barbacena/MG: [email protected]

Secretaria Municipal de Governo: [email protected]

Presidente da Câmara Municipal de Barbacena: [email protected]

Alguns vereadores de Barbacena: Vereador Amarílio  [email protected] ; Vereador João Batista Rosa [email protected] ; Vereador Kikito [email protected].

Você viu?

Ir para o topo