EnglishEspañolPortuguês

Cães são girados no ar e jogados na água em ritual bárbaro na Bulgária

23 de outubro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Patrícia Tai (da Redação)

Foto: Reprodução/Change.org
Foto: Reprodução/Change.org

O “Dog spinning” (em búlgaro: “тричане на куче”, que se lê “trichane na kuche”) é um ritual realizado uma vez por ano no dia 6 de março na vila rural de Brodilovo (Bulgária), tradição cultural que os moradores acreditam ter o efeito de “prevenir a raiva na aldeia e afastar os maus espíritos da primavera”. As informações são da Change.org.

Nesse ritual, uma corda é enrolada em torno do corpo de um cão e o animal é suspenso acima de um meio aquático, como um rio. Na medida em que a corda está torcida, o cão gira descontroladamente enquanto é levantado, até chegar ao alto e cair na água, perante risos de todos os que assistem.

Supostamente não acontece nada de grave com os cães na prática, mas fotos mostram as faces dos animais aterrorizados de medo quando são suspensos e também quando caem no rio diante de uma multidão que se diverte com o que consideram uma “brincadeira”.

Segundo a reportagem, no passado cães se afogavam quando caíam, de tão desorientados que ficavam.

O ritual deixou de ser praticado em 2005 quando a barbárie foi descoberta pela mídia internacional que a divulgou para o mundo.

Organizações defensoras de direitos animais ficaram indignadas com a crueldade e pressionaram a Bulgária para que colocasse um fim à prática.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mas o prefeito de Brodilovo renovou o antigo ritual em 2011. Ele disse, “Ninguém está matando ou machucando os cães. Eles são trazidos por tutores que os amam para que façam parte deste ritual folclórico que se destina a purificar a comunidade local do mal e gerar fertilidade. Os cães giram por 15 a 20 segundos, e então caem na água, o que equivale a um banho”.

O prefeito Petko Arnaudov disse à Agência Sofia News que a “sociedade e a comunidade internacional estão interpretando mal o ritual”.

Ele declarou que a vila restaurou a tradição pois estão procurando por esperança em uma economia “extremamente” ruim. Um recente surto de febre aftosa trouxe desespero ao local.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Atualização

Em 2012, devido a enormes protestos e assediados por ativistas, os moradores de Brodilovo concordaram em parar com o controverso “dog spinning”. Dias antes da data especial, a ONG “Animal Rescue Sofia” da Bulgária anunciou que organizaria uma visita a Brodilovo para ter certeza de que o ritual não aconteceria no dia 6 de Março.

Mas para surpresa de todos, os moradores não esperaram até 6 de Março e, no dia 25 de Fevereiro – sob críticas de ativistas de Sofia e Burgas – os residentes de Brodilovo optaram por uma versão mais “branda” do ritual e apenas jogaram os cães na água gelada sem girá-lo amarrados em uma corda. Infelizmente, o vídeo mostrando a “versão suave” não está mais disponível no YouTube.

No dia 2 de Março de 2013 a Occupy for Animals reabriu uma petição que envia e-mails instantâneos para o Prefeito. A petição tem por objetivo evitar que os moradores de Brodilovo tenham a idéia de reviver a tradição novamente.

Assine a petição aqui.

 

Você viu?

Ir para o topo