EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga é encontrada mortalmente ferida em Fernando de Noronha (PE)

24 de agosto de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
O animal está sendo estudado pelos pesquisadores (Foto: Divulgação)
O animal está sendo estudado pelos pesquisadores (Foto: Divulgação)

Uma tartaruga marinha foi vista por um guia turístico boiando ferida na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha. O condutor de visitantes acionou os pesquisadores do Projeto Tamar, que recolheram o animal. “A tartaruga estava ainda com vida, boiando, a cinco metros da areia. Eu entrei no mar, peguei o animal, as vísceras estavam caindo. A mordida fraturou a parte lateral esquerda do casco e abriu a cavidade celomática, onde estão localizados os órgão internos da tartaruga. Ela ainda resistiu algumas horas e depois morreu”, relatou o biólogo Lourival Dutra Neto, do Projeto Tartarugas Marinhas (Tamar). “Eu não tenho dúvida que a tartaruga foi morta por um tubarão, o que precisar saber agora é qual espécie. É possível que a tartaruga tenha sido atacada por um tubarão-tigre”, afirmou o pesquisador Léo Veras, engenheiro de pesca e especialista em tubarões.

O fato serve de alerta porque em dezembro do ano passado uma tartaruga também foi encontrada morta no Sueste, em condições parecidas. Pouco depois da morte da tartaruga marinha foi registrado o primeiro ataque de tubarão em Noronha. O turista Márcio de Castro, do Paraná, foi atacado e perdeu a mão e parte do braço. Depois desta incidente o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) tomou uma série de medidas preventivas de segurança, como a redução do horário de uso da praia, que só está aberta ao público das 9 às 16 horas.

“Já no ano passado nós restringimos o acesso , evitando os horários de alimentação dos tubarões. Com este registro de agora vamos orientar nossos monitores que trabalham na região para informar aos visitantes e guias como proceder em caso de encontro com um tubarão. Não se deve assediar os tubarões, se animal estiver muito próximo deve-se recuar ou sair do mar. Estamos em um ambiente natural e os riscos não são controlados”, explicou o chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio, Felipe Mendonça. O Sueste está na área do Parque Nacional Marinho e é fiscalizado pelo instituto.

Sinalização

O chefe do Chico Mendes também informou que o órgão pode melhorar a sinalização na área alertando os turistas quanto aos riscos existentes. No ano passado o Governo do Estado também anunciou que colocaria na ilha placas de sinalização nas praias, mas este material ainda não foi implantado. “Nós orientamos quanto ao modelo das placas e as informações que devem ser incluídas, mas a confecção desta sinalização ficou a cargo da Administração do Distrito”, informou o coronel Clóvis Ramalho, presidente do Cemit (Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões).

O blog Viver Noronha tentou contato com a Administração da Ilha para saber quando a sinalização de alerta deve ser implantada, mas não conseguimos retorno.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo