EnglishEspañolPortuguês

Mais de 500 mil animais selvagens são explorados pela indústria do turismo

23 de julho de 2016
4 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Foto: Reprodução/AFP Lakruwan
Foto: Reprodução/AFP Lakruwan

Em um mundo que respeite plenamente os direitos animais, é certo que os animais selvagens viverão livres em seu habitat, sem qualquer intervenção humana. Mas o caminho ainda é longo até que toda exploração animal seja abolida, e um dos grandes obstáculos para a liberdade da vida selvagem é a indústria do turismo.

Quase um quarto dessa indústria de trilhões de dólares é movido pelo chamado “turismo da vida silvestre”, segundo a World Tourism Organisation, e a maioria das pessoas desconhece o abuso que os animais usados em atrações turísticas sofrem.

Se você já pensou em montar um elefante, nadar com golfinhos, posar ao lado de um tigre acorrentado ou assistir a um encantador de serpentes, provavelmente não faz ideia da crueldade envolvida na exploração desses animais, que são submetidos a treinamentos violentos e degradantes para entreter turistas e gerar lucro aos seus captores.

Uma pesquisa realizada pela Unidade de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre da Universidade de Oxford (WildCRU), revelou o sofrimento global causado a 550.000 animais silvestres devido a atrações turísticas irresponsáveis.

As atrações foram avaliadas por especialistas em vida silvestre e comparadas com mais de 50 mil avaliações feitas por turistas no TripAdvisor. Isto revelou que 80% das pessoas fizeram críticas positivas a atrações que, na verdade, exploram animais selvagens.

Recentemente, ativistas pressionaram o TripAdvisor para vetar a divulgação de atividades turísticas que exploram animais, e cada vez mais denúncias surgem para conscientizar o público sobre a crueldade de aprisionar animais selvagens em nome do entretenimento.

Abaixo estão algumas das principais formas de turismo que exploram a vida selvagem, reunidas pela World Animal Protection, que jamais devem ser financiadas por qualquer pessoa que se preocupe com os direitos animais.

Foto: Reprodução/World Animal Protection
Foto: Reprodução/World Animal Protection

Passeio em elefantes

Para tornar elefantes submissos o bastante para serem montados por turistas, eles são levados de suas mães quando filhotes e forçados a passar por treinamento cruel. Os treinadores usam ganchos pontudos de metal para agredir os animais e eles são mantidos acorrentados na maior parte do tempo. O polo turístico mundial que explora elefantes em passeios é a Tailândia.

Foto: Reprodução/World Animal Protection
Foto: Reprodução/World Animal Protection

Fotos com tigres

Filhotes de tigre são separados de suas mães em suas primeiras semanas de vida para que possam servir de aderços para turistas tirarem suas “selfie”, por horas a fio. Embora a Tailândia seja um centro de turismo cruel com tigres, a prática também é comum em partes da Ásia, Austrália, México e Argentina.

Foto: Reprodução/World Animal Protection
Foto: Reprodução/World Animal Protection

Segurar tartarugas marinhas

Segurar uma tartaruga marinha faz com que ela sofra uma grande quantidade de estresse, o que pode
enfraquecer seu sistema imunológico e aumentar a sua vulnerabilidade a doenças. O principal destino que explora tartarugas está nas Ilhas Cayman.

golfinhos
Foto: Reprodução/World Animal Protection

Apresentação de golfinhos

Milhões de turistas visitam tanques de golfinhos, mas eles não têm conhecimento da crueldade e abusos que estes animais suportam ao serem obrigados a executar truques diariamente. Eles passam a vida inteira em um espaço não muito maior do que uma piscina – completamente antinatural e restritiva em relação ao seu ambiente natural em mar aberto -, e são submetidos a treinamentos estressantes que os tornam depressivos e até violentos.

Fazendas de crocodilos

As fazendas de crocodilos existem, originalmente, para explorar e matar os animais para consumo e uso de suas peles. Mas agora, infelizmente, há uma experiência bastante comum de turismo em que as pessoas pagam para ver os crocodilos nessas terríveis condições.

Para ajudar a mudar essa triste realidade, assine a petição criada pela World Animal Protection para impedir que empresas de turismo como a TripAdvisor, Viator, Musement e GetYourGuide lucrem com o sofrimento e exploração animal.

Você viu?

Ir para o topo