EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de Itajaí (SC) lança campanha para preservação de capivaras

23 de junho de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Fundação de Meio Ambiente de Itajaí (Famai) lançou uma campanha de conscientização para preservar as capivaras que habitam a região. Há poucos dias, um animal apareceu morto na calçada da Avenida Beira-Rio, a principal via da cidade. A capivara teria sido atropelada .

De acordo com dados da Famai, pelo menos três capivaras morrem por mês na cidade. É mais difícil encontrar as capivaras durante o dia, já que o animal tem hábitos noturnos. Em Itajaí, elas ficam na região do Saco da Fazenda, na beira do rio Itajaí-açu, onde costumam se alimentar. Na parte da noite, normalmente saem em direção ao asfalto.

A entidade vai colocar novas placas que sinalizam a travessia do animal silvestre nas principais vias da cidade. Além disso, a Fundação tem promovido palestras nas escolas e alertado moradores em relação aos maus tratos. “Há muitas delas machucadas e agressão com pauladas. Então, a gente está tendo várias chamadas realmente de animais sofrendo devido ao ser humano estar agredindo esses animais”, disse a fiscal Cristina Freitas.

Na cidade, são mais de 200 capivaras, de acordo com o último levantamento feito pela Famai. Conforme a entidade, com a cheia registrada na semanapassada, o número de animais deve aumentar ainda mais.

“Nós temos o problema do grande número de capivaras que nasce aqui, porque tem bastante alimento, e ainda com as que vêm de Blumenau, Ilhota, Gaspar. Elas vão descendo e, chegando na faz do rio, não tem mais para onde ir e elas permanecem em Itajaí”, explicou Roberto Pereira, de Defesa Animal da Famai.

Fonte: G1

 

Você viu?

Ir para o topo