| ÚLTIMAS NOTÍCIAS: |
Compartilhe
Por Lilian Garrafa (da Redação)
Com abertura ao público prevista para sábado, dia 25 de setembro, a 29a Bienal de São Paulo apresentará, entre as suas instalações, três urubus confinados como parte de uma exposição. O mórbido viveiro (cujo nome mais apropriado seria “morteiro”) compõe a obra intitulada “Bandeira Branca”, de concepção de Nuno Ramos, paulista de 50 anos, considerado um dos mais respeitados artistas do país.
O espaço central do pavilhão foi cercado com telas de proteção pretas e equipado com cerca de 50 alto-falantes, sobre três túmulos gigantescos, que servem de “poleiro” aos urubus. De cada um deles, as caixas de som emitirão três músicas distintas (‘Carcará’, ‘Bandeira Branca’ e ‘Acalanto’), algumas vezes simultaneamente, outras isoladamente.
Sob a denominação “arte”, os urubus serão mantidos até dezembro neste ambiente. Durante esses meses, estarão sujeitos a grande estresse vindo não só do barulho interno produzido pela instalação, mas também do ruído externo gerado pelas milhares de pessoas que por lá circularão diariamente e pelos sons das demais instalações. Grande número delas emite algum tipo de ruído. As luzes artificiais e o forte cheiro de tinta proveniente das obras e paredes recém-pintadas contribuem para o mal-estar que se sente no local.
O ambiente inóspito e artificial, a ausência da liberdade e a privação de luz solar ao serem confinadas como mais um objeto de arte em meio a tantos outros caracterizam o maior sofrimento dessas aves, que não tiveram chance alguma de escolha.
A ANDA conversou com Nuno Ramos, que, ao ser questionado sobre o limite da ética na arte, declarou que “o limite é a lei”. A autorização do Ibama para que as aves se mantivessem de domingo a domingo expostas como uma matéria inerte no pavilhão reforça a conclusão do artista. A lei não só autorizou a exploração, como colocou regras em seu uso. Um exemplo são os decibéis que o som dos alto-falantes poderá atingir. Concordando com este limite, Nuno se diz preocupado com o bem-estar dos animais e aberto a “ajustes” se necessário.
Tal instalação já foi reproduzida em Brasília em junho deste ano com os mesmos urubus. Nascidos em cativeiro, eles vivem no parque dos Falcões, aberto à visitação pública, em Sergipe, e são emprestados a Nuno a cada instalação. O artista se declara contra confinamento de animais nascidos livremente na natureza, por isso optou pelo uso daqueles que nunca conheceram a liberdade. Garantindo que as aves que expõe são bem tratadas, ele alega que possuem um tratador e veterinário exclusivos.
Nuno já explorou anteriormente animais em suas instalações. Em 2006, o Instituto Tomie Ohtake abrigou uma exposição do artista em que burros eram expostos com grandes caixas de som atreladas ao dorso. A UIPA interveio para que o equipamento de som fosse retirado dos animais. Uma crueldade travestida de “arte”. Em 2008 outra exposição denominada “Monólogo para um Cachorro Morto” mostrava, em meio a outros objetos, um vídeo de um cão que encontrara morto após atropelamento em uma estrada.
O assessor de Nuno, Rômulo Fróes, interrogado sobre a ética na arte, argumentou que “a ética varia conforme o ponto de vista de cada um” e utilizou o exemplo dos zoológicos para ratificar a validade de uma exposição com animais, justificando que, em ambos, os animais não estão por vontade própria, embora legalmente autorizados ao confinamento. Ressalta que os animais estariam sendo mais bem tratados ali do que nas ruas, reiterando a ideia de que o aprisionamento não seria necessariamente crueldade.
Ignorando os motivos que levaram Nuno a submeter essas aves à sua “arte”, pois onde há exploração não é possível haver liberdade, nem mesmo de pensamento, colocamos aqui as questões do utilitarismo, da ética e da lei que acoberta e permite tais abusos.
Segundo a filósofa Sonia T. Felipe, em sua coluna na ANDA A ética e o urubu, “uma coisa é interagir com seres vivos de outras espécies; outra, intervir em suas vidas de modo tal que sejam impedidos de gozar o que seu espírito ou mente lhes propicia. Nesse caso, nossa interação deixa de ser ética, pois implica uma inter-ferência, essa forma negativa de intervir na vida alheia ferindo-a ou trazendo-lhe prejuízos em vez de benefícios, ferindo, em vez de defender. Não adianta alegar que o animal está sendo bem tratado, porque cada espécie animal só é bem tratada se não for privada da liberdade de buscar por si mesma os meios de que necessita para assegurar seu próprio bem a seu próprio modo. Isso vale para todas as interações humanas com todos os tipos de animais. Lutamos, no Brasil, para que nenhum circo volte a usar animais em suas apresentações. É preciso que nenhuma mostra de arte seja autorizada a fazer uso de animais para criar realidades absolutamente desnecessárias ao espírito dos animais.”
O ambientalista e coordenador do Movimento em Defesa dos Direitos dos Animais, Gabriel Bitencourt, afirma que, “embora os animais em questão sejam criados em cativeiro e estejam sob o amparo de técnicos, com autorização do Ibama, isso não significa que três animais em um ambiente imerso, ainda, em cheiro de tinta, envolvidos em ruídos, não estejam em ambiente desapropriado – para dizer o mínimo – com sua condição de vida. É mais uma expressão clara da forma utilitarista com que as pessoas veem e tratam os animais e explicita a fragilidade da legislação atual no que concerne aos direitos dos animais”.
Gabriel ainda complementa com uma pergunta: “se o artista está agindo de acordo com a legislação vigente, que lei é essa que permite o uso de animais com este propósito? Não podemos nos ater ao legalismo! Temos que protestar, buscar alterações na legislação brasileira para torná-la concernente com a natureza senciente dos animais e para com o respeito à sua dignidade.”
Espaços limitados e ilimitados do possivel
O artista multimídia, videomaker, performer, escritor e professor doutor em artes, Artur Matuck, que já expôs na Bienal de São Paulo, afirma que “se não defendermos a todo custo as instituições que tornam arte uma possibilidade, correremos o sério risco de gradualmente desinventarmos nossa própria liberdade. A questão se complexifica quando o pensamento busca refletir sobre a arte enquanto espaço de possibilidades ilimitado. A questão é saber se o ilimitado realmente pode ser concebido, se uma suposta ausência absoluta de qualquer restrição constitui-se realmente como espaço de liberdade. A questão que se coloca é a de saber se este espaço pode existir fora de linguagem? Ou da ética, da filosofia, do direito, da historia?”
A ANDA encaminhou um email solicitando declarações sobre a instalação de Nuno Ramos para os curadores da 29ª Bienal de São Paulo, mas até o momento não obteve resposta.
Assassinato e crueldade sob o manto da arte
No ano de 2007, o costa-riquenho Guillermo Vargas Habacuc, até então considerado um “artista”, mostrou-se na verdade um assassino ao expor, em uma galeria de seu país, um cachorro amarrado até que morresse lentamente de fome e sede. Uma agonia que durou dias e foi contemplada passivamente pelo público. O ato sórdido foi repetido na bienal de 2008 e gerou protestos mundialmente contra a crueldade explicita e consentida pelo público, curadores e entidades legais.
Em fevereiro deste ano uma exposição intitulada ‘Porcos Tatuados’, do “artista” belga Wim Delvoye, provocou polêmica no Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Nice, na França. Sete porcos empalhados e tatuados causaram indignação de entidades de defesa dos animais.
Estes são exemplos de abuso consentido pelas leis locais, que ignoram a ética, o respeito, a dignidade e o direito inerente à vida de todos os animais. Mostram que leis não necessariamente legitimam um ato abusivo. A reação contra a exploração e a favor de uma ética justa e igualitária entre todos os seres é o caminho para a evolução não só da cultura, mas da convivência entre seres humanos e as demais espécies.
O BRASIL NÃO PODE ASSISTIR A ESSA ATROCIDADE E SE “CALAR OU PERMITIR”
Desse “artista” não se deve esperar nada, pois ele mesmo disse que está amparado na lei, portanto, não está nem um pouco preocupado com a ética.
O que mais causa espanto, e sempre, é o IBAMA, repito, como sempre, defender a crueldade contra animais indefesos, já que deveria ser o contrário.
Outra coisa, como os responsáveis pela Bienal são tão insensíveis em permitir uma barbárie dessa?
Devemos apoiar o boicote ao evento, pois eventos desse tipo, que dão espaço para antiéticos, ofendem a moral coletiva e não merecem ser contemplados com a presença de quem aprecia a arte ética.
Estranho que a OAB/SP tenha se manifestado contra apenas as obras de Gil Vicente, vejam:
http://www.oabsp.org.br/noticias/2010/09/18/6438
Ora, por qual motivo a OAB/SP não está oficiando os curadores da Bienal de São Paulo para que seja proíbida a barbárie contra os animais, também. Pois evidente os maus tratos e a crueldade contra os animais pelo mesmo argumento utilizado pela OAB/SP, pois vejamos:
“Certamente, não se pode impedir que uma obra seja criada, mas se deve impedir que seja exposta à sociedade em espaço público se tal obra afronta a paz social, o estado de direito e a democracia, principalmente quando pela obra, em tese, se faz apologia de crime.”
No caso dos urubus, além de apologia, há evidente crime previsto na lei dos Crimes Ambientais ocorrendo (art. 32).
Penso que com a força e o respeito que a entidade OAB/SP tem, deveria voltar seu olhar também para os animais que estão sendo explorados na mesma Bienal que participa Gil Vicente.
Vamos pedir providências junto à OAB/SP, acesse:
http://www2.oabsp.org.br/asp/fale.asp?tds=2&sub=0&sub2=0&pgNovo=28
Escolha a opção “presidência”.
Por que este Nuno não se coloca no lugar dos urubus com vários decibéis na cabeça, alimentação escassa, luz artificial? Isto não tem nada de cult mas é um atestado de incompetência criativa! Um imbecil destes tem que morrer cativo! Os urubus, belos seres, tem que viver livres.
Uma pessoa que fala ética para justificar uma “Arte” desse nível, não sabe que é atemporal e universal?? Nunca estudou na vida?
Arte não pode ter limites? Sim eu concordo que a arte é ilimitada e derruba barreiras, portanto, expor animais à crueldade não é Arte!
Esse “artista” que se promover provocando um “choque” em um país que violência nenhuma mais choca as pessoas, que já estão acostumadas com ela diariamente. Esse tipo de “obra de arte” não tem o menor sentido, estético, artístico ou vanguardista.
Mais uma vez o homem brincando de ser Deus… e como se Deus fizesse esse tipo de barbárie… quanta covardia.
Por trás de algo tão perverso está a vaidade e é aí que se comprova a decadência desse homem que se diz artista – ele não tem nada de novo e significativo para apresentar em suas obras. O que ele faz com isso é tentar se promover, tentar que as luzes caiam sobre ele, ele quer aparecer. E isso é pequeno para quem pretende fazer arte. Esse Nuno bebe da vaidade, e traz para um mundo já tão saturado de sofrimento mais do mesmo. Apenas isso. Lamentável!
E digo mais: aqui vale aquela máxima “pimenta nos olhos do outro é refresco”. Por isso, ele escolheu confinar um animal e não um parente próximo. Desprezível.
…que urubus comam essa “obra”!!
Esse “cara” que se diz artista, não está sozinho nessa. Cobro também os responsáveis pelos espaços cedidos a ele para fazer essa “CRUELDADE”, que é um deboche, um assinte a Arte.
A todos que apoiam, a todos que vão ver essa atitude Grotesca intitulada Arte.
Por que as pessoas permitem isso???
Se esse “cara” faz o que faz é porque as pessoas permitem, são coniventes.
Repito, não é só ele que tem que pagar por tudo isso.
É o fim da picada, porque ele não põe a Mãe dele em uma jaula???
não há arte onde existem maus-tratos. Não se pode associar cultura com crueldade e nada, nada justifica que se abuse da dignidade de outro ser.
Justificar sua conduta apoiando-se em outras atrocidades cometidas (zoológicos) por julgar que se é permitido a um é permitido a todos, é mostrar a sociedade que ambos não se apresentam eticamente. É afirmar que, se um erra me me permitido errar também pelo princípio da jurisprudência.
Democracia não tem nada com maus-tratos e crueldade; é se servir de elementos justapostos para tentar fazer a sociedade sentir-se intimidada a não questionar.
E é claro que em arte há limites, princípio básico de um Estado democrático.
Pior ainda é quem participa desses eventos e fica admirando, de braços cruzados, animais sendo vilipendiados.
As autoridades responsáveis pelo cumprimento das leis de proteção animal foram acionadas. Infelizmente elas são as mais indicadas para tentar resolver isso no momento, já que a exposição só abre ao público na 6a feira. Infelizmente tb, hj muitos estudantes estarão lá pois está prevista visitação de escolares e acho que a visão dessa obra de arte é um verdadeiro absurdo, se o objetivo dessa visitação é a de educar.
Na minha visão mesmo que haja autorização do IBAMA manter animais nessas condições e com os objetivos mencionados por esse “artista” é um absurdo. Para mim isso representa maus tratos.
http://www.propq.ufscar.br/comissoes-de-etica/comissao-de-etica-na-experimentacao-animal/lei11977
vejam o art. 2° do código estadual de proteção animal de sp. Tem pelo menos 3 incisos que está sendo descumprido
Gostaria de saber se tá confirmado o protesto sábado agora as 10:00hs na Bienal?
Protestar é preciso!
Parabéns Anda pela matéria. Bom se não existem meio legais para impedir o uso dos Urubus, devemos fazer algum ato de manifestação. Só boicotar a Bienal não é suficiente, precisamos chamar atenção da mídia para isso.
Tô dentro. Vamos mostrar que liberdade artística não é sair fazendo qualquer idiotice por aí pra posar de “artista” e virar assunto entre intelectualóides cheios de empáfia e sem conteúdo! Respeito pela vida! Respeito para todos os seres. Precisamos aprender a sermos pacíficos e não passivos.
Que esse Nuno Ramos morra durante a exposição e que sua carne podre seja deliciosamente degustada pelos urubus. Sujeito idiota e incompetente. Que quem mais do IBAMA tenha permitido isso a troco de alguns caraminguás, que pague bem caro pela irresponsabilidade.
Gente, já fizeram um abaixo assinado para expulsar esse Nuno da Bienal: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7046 . Assinem!
Esse artista fariam um grande favor à humanidade caso optasse pelo auto confinamento!
Realmente, Vivis. Seria a única resposta digna que ele poderia emitir a uma altura dessas…
Tipo…não dá para organizar uma galera em São Paulo e protestar contra esse absurdo? Pressionar o Ibama a revogar a autorização, sei lá? Tem que fazer barulho!!!
famos protestar sabao as 10 na frente da bienal ??
Venho parabenizar a Anda pelo Movimento. Da mesma forma como todos aqui, indignada estou e penso ser muito importante, sempre, q se proteste contra esses tipos de atos absurdamente insanos, mormente vindos de um setor que deveria estar colaborando para que nosso mundo evoluisse, e não que se mantivesse estagnado de forma tão retrógada como a que esse “artista” cruelmente insiste em perpetuar. Protestar, seria fundamental. O Ibama precisa mesmo revogar a a absurda autorização.
No caso do cão, os Costa Ricenses são um imbecis…
Qualquer ONG com uma limiar na justiça acabaria com aquela palhaçada e isso em 24h… é só QUERER.
Pois é, se revoltar e querer censurar quadros em que se mata líderes como Lula, Bush e FHC, tudo bem. Mas maltratar realmente animais, ai tudo bem? Este país é ridículo às vezes…
Pois é, se revoltar e querer censurar quadros em que se mata líderes como Lula, Bush e FHC, claro, temos que defender os humanos. Mas maltratar realmente animais, ai tudo bem? Este país é ridículo às vezes…
Desprezível. Vontade de destruir essa “instalação”. Nuno Ramos – viveiro pra você!
Que talento repugnante em respeito a vida desses pobres animais, deveria voce se expor no lugar deles pelo menos teria graça em vê-lo,se cagar e se urinar, ao som e luzes na frente várias pessoas, realmente falhou com sua idéia imbecíl, diria muito mais, mas vou respeitar os que lêem
bizarro. E isso é arte? hahahah…… Critiquemos o sr. Nuno e a bienal também.
Repugante mesmo… só isso!!!
Quem puder, manifeste, seja via e-mail, seja na frente da Bienal… estou em MT, então será pro e-mail mesmo!
Não vejo problemas em usar animais em instalações, desde que sejam respeitados as necessidades e o bem-estar inerente a cada espécie. Como biólogo e produtor de animais para eventos já trabalhei com situações similares.
Imagino que só adequar o som e cheiros do ambiente e variar os animais, dando espaço para banhos de sol e para descanso seria ótimo, os animais ficariam mais tranquilos e o autor feliz de poder expor sua arte.
Os animais se forem de cativeiro já devem estar acostumados com o público e não ficam irritados. A questão é ter descanso para eles e diminuir os cheiros, aumentar circulação de ar, etc…
Quanto aos porcos… quantos de vcs que criticaram comem carne? Pode ser que a pele desses porcos era a pele de algum dos animais comidos pelos próprios críticos.
Quanto ao cachorro faminto… lamentável ver que o ser humano é capaz de ver algo semelhante e se manter inerte.
Yuri Domeniconi
Me impresiona o IBAMA permitir tal crueldade.
É melhor prender o SrNuno(e p sempre) nessas “gaiolas” que ele chama de arte.
Se soubesse o que é arte não faria isso!!!
Um absurdo!!!!!!!!!
Como podem fazer isso com animais?
Essas pessoas não são normais… são doentes!
Onde vamos parar?!
Meu Deus do Céu…!!!
“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.” (Mahatma Gandhi)
Não somente uma questão ética. Não apenas uma questão legal. Acima de tudo isto é uma questão de humanidade. Ou se respeita a vida e sente empatia pelo que vive ou não. A pergunta é: este senhor que se auto define como artista é insensível e cruel ou um psicopata? Até onde é possível ele chegar se escondendo na expressão “é arte”?
É uma tristeza…fico sem palavras; somente com lágrimas e profundo pesar por esse “ser muito menos que humano”, uma vez que ele não contempla dentro de si o respeito, a liberdade, a vida…
Um imbecil que se diz artista, e ainda por cima leva a fama de ser muito respeitado nacionalmente. Porque ele não coloca a mãe dele na merda que ele chama de obra e morre para que a sua carne apodreça e ela vá aos poucos alimentando do seu corpo. Aos organizadores o meu repúdio e a minha indignação.
Sou artista plastica…pinto retrato de animais atraves de fotos….e quero deixar um lembrete a este dito artista famoso:a arte acima de tudo requer contemplaçao ao belo!!!qual a beleza da arte dele???será que ele poderia explicar????
Um artista que diz que a respeito de animais o limite dele é a lei,já dá pra ter idéia de onde pode chegar.Cadê a sensibilidade que dizem ter os artistas?
Acho que qualquer forma de expor animais em nome de algo para deleite do ser humanos é cruel,um desrespeito.
Vamos mudar o disco gente… chega de sangue de exploracao de tortura de maldade, onde esta a geracao paz e amor ? morreram todos…
Não entendo porque a OAB/SP se manifesta somente em relação às obras de Gil Vicente, vejam:
Uma pessoa dessas não pode ser chamada de artista, não tem criatividade e não tem coração.
Já mandei e-mail protestando pra todo mundo, pra bienal, pra assessoria de imprensa e agora estou mandando pras empresas que patrocinam a bienal, inclusive, varias delas, como a klabin, pregam sustentabilidade e consciencia ambiental. Protestem tambem!
Engraçado, Cade o IBAMA nessas horas? Devemos rever nossas leis, e principalmente a execução delas. Tem órgãos falhando em seu trabalho!
Uma debil mental(não há outra denominação para este mentecapto que tenta intitular-se de artista) como este, me deixa com vergonha de ser humano.
O que se pode dizer também então, à respeito dos que permitem esta manifestação bizarra? Morram para que o munda seja um pouco melhor!
nuno ramos tenho vergonha da sua criatividade,morbida cruel sem nenhun proposito o que leva um idiota expor urubus e burros numa bienal.
quanto ao cachorro da costa rica so morreu por que so foi covardes visitalos,eu iria presa ou morreria mais faria alguma coisa.
Temos que mostrar a esse “artista” que nesse caso, nós é que teremos que ter a sensibilidade de NÃO ir a esse evento.
Resposta ao biologo acima que não vê problemas em colocar bichos em “instalações adequadas”: não queremos jaulas maiores, NÃO queremos jaulas nenhuma!
Reclamem ao IBAMA – Solicitem cópia da autorização. Isto não pode estar amparado por lei!
http://servicos.ibama.gov.br/cogeq/index.php?id_menu=71
Fico envergonhada de pertencer ao grupo de animais humanos do qual também trastes como esse, faz parte. Não tive conhecimento de nenhuma petição online. Quem souber me indica? Quanto ao IBAMA tenho muitas dúvidas, não é de hoje sabemos que autoriza criação de aves exóticas( em nome de proteção) para pessoas que têm dindim…
“artista”, esse cara não é artista! Ele usa o manto da arte para encobrir seu desprezo pela vida!
que idiota! pq não coloca a mãe dele lá exposta dia e noite, ou ele msm, por que ele não fica lá deitado exposto para exibir a mediocridade humana???
Não creio que esse indivíduo que se auto-intitula artista, mereça ter seu espaço visitado. Ser cruel só para aparecer , convenhamos é muito pouco, é para aqueles pobres de espírito, não devem ter nada na cabeça, e muito menos, no coração. Lamentável que a Bienal compactue com esse tipo de colocação, que, coim certeza, denigrirá a sua imagem. Pena. Sadismo/crueldade para com os animais nunca foi sinônimo de arte. Bienal, se não modificar essa atitude: nunca mais…
Porque esse “artista” não se amarra e morre de fome e sede em nome de sua arte”??
Não só ele como os que assistiram a essa crueldade são verdadeiros monstros!
É de doer mesmo.Agora aquele vargas é outro doente.Pq em nome daquilo que ele intitula arte,ele nan se colocou no lugar do cãozinho,e morrer de fome e sede?Pq esse assassinato que ele chamou de arte,ficaria boa com um fdp que é ele morrendo no lugar do pobre pet.Ai sim o lixo que a demencia cruel dele taxou de arte seria util.E os que se dizem protetores de lá,deviam terem mostrado que eram e tirado na marra o pobre pet de seu algoz.Nao podemos aceitar assistir passivos estas demonstraçoes crueis,pq assim nos degradamos também e nos tornamos cumplices,mesmo achando que nao é nossa culpa.
É de doer mesmo.Agora aquele guilhermo vargas é outro doente.Pq em nome daquilo que ele intitula arte,ele nan se colocou no lugar do cãozinho,e morrer de fome e sede?Pq esse assassinato que ele chamou de arte,ficaria boa com um fdp que é ele morrendo no lugar do pobre pet.Ai sim o lixo que a demencia cruel dele taxou de arte seria util.E os que se dizem protetores de lá,deviam terem mostrado que eram e tirado na marra o pobre pet de seu algoz.Nao podemos aceitar assistir passivos estas demonstraçoes crueis,pq assim
A INTELIGÊNCIA HUMANA NÃO CONSEGUE CAPTAR UMA MENSAGEM TÃO SIMPLES: DEIXEM OS ANIMAIS EM PAZ!
Artista?
Me recuso a acreditar que ele é um ser humano!!!
A humanidade esta perdida…
A “INVERSAO” é inconsciente e esta diante dos nossos olhos, a cada segundo, a cada dia que perdemos.A destruição dos recursos naturais do planeta já assombra algumas nações, e poucos governos já admitem essa realidade, mas já é real.O flagelo de nações, invadindo fronteiras de outras nações atrás de água e comida, fugindo de todo caos causado por nos mesmos,O HOMEM CIVILIZADO.Diante de tantos fatos, queremos fingir que nada vai nos atingir. A natureza nos cobrará furiosa.Agora a arte imita a vida de forma cruel. Será a nova tendência fashion dos intelectuais, nas grandes rodas e comentários sociais, arrancando elogios e aplausos de colunistas da mídia. Estes artistas estão pautados e protegidos pelos mesmos.Os mesmos seres elitizados que adoram usar casacos de pele de animais e etc.O pior é saber que este evento é gratuito! A Bienal esta bancando a exposição criminosa destes canalhas, e tudo sairá dos cofres públicos! As imagens que vi de outras exposições mundo a fora envolvendo animais são cruéis. Vamos repudiar o nome destes artistas,para que outros não sigam esta tendência da moda .Em 2007, um cão morreu de fome e de sede na exposição de Guilhermo Habacuc Vargas. Agora Nuno Ramos nos envergonha.Cadê o MINISTERIO PUBLICO,a OAB para nos representar?
ESTE MUNDO ESTÁ UM VERDADEIRO CAOS, UM INFERNO!
ENQUANTO UNS CHAMAM MUSICA E QUADROS DE ARTE, HJ EM DIA ARTE É FAZER ANIMAIS SOFREREM!!!
AONDE ISSO VAI PARAR???!!!
PAREM DE DAR DINHEIRO E IBOPE PARA DOENTES MENTAIS ESQUIZOFRENICOS ASSASSINOS!!! JÁÁ!!
Nunca vi nada igual, me pergunto quem são os animais?
claro os “Homens”.
Quanta maudade e crueldade
jamais iria para uma exposição dessas
isso é crime, deveriam todos que participam disso morrem enforcados ou como fez o ex jogador Bruno vcs deveriam serem exquartejados em pedacinhos igual a carne moida.
Sofia Gonçalves.
A decadência e a falta de sucesso de um pseudo artista, podem provocar atitudes que beiram a demência, tudo em nome da tão famosa e cobiçada notoriedade, se não fossem os urubus esse tal de Bruno jamais seria comentado, pena que o infeliz não tenha encontrado uma forma mais inteligente para aparecer!!!
Isto não seria caracterizado como espetáculo circense, o que é proibido na cidade de S. Paulo?
Li histórias diferentes sobre o cachorro da Costa Rica. Uma deles informava que o cachorro, simplesmente, desapareceu. Ninguém o viu morto. Se isso é verdade, pode ter sido resgatado por alguém. Nunca se soube a verdade verdadeira. As pessoas gostam de aumentar, de derramar mais sangue. Esse caso de agora na Bienal por exemplo, está correndo por aí de forma muito pior, como se o que já está acontecendo não fosse suficientemente horrível. Sobre os porcos, pode até ser que alguns críticos comam sua carne, como foi dito aqui. Mas, com certeza, muitos não comem. Hoje em dia, há muitos protetores de animais que deixaram de comer carne. Eu sou vegetariana.
Muito estranho o IBAMA ter concordado com esse abuso. Fere o artigo 32 da lei de crimes ambientais.
Esses artistas deveriam se exporem eles próprios como experimentação da pseudo arte que criaram…
Já assinei o baixo assinado ! Vamos reagir !
A obra de arte é depéssimo gosto, não há o que discutir. Conclamo a todos os leitores do site que não se atêem somente a este pequeno grupo de urubus, mas sim à milhões e milhões de frangos que todos os dias vivem em condições muito piores nos viveiros e depois vão fazer parte dos nossos pratos. Claro que todos que estão criticando os urubus são vegetarianos, caso contrário seriam hipócritas não é?
Onde é que um artista pode encontrar arte em confinar animais numa exposição? Onde está o limite, o bom senso dos curadores e de todos os envolvidos na Bienal? Tudo é permitido? Uma pessoa poderia também utilizar a outra numa exposição parecida como uma forma de protesto? Se hoje até mesmo os circos estão mudando o tipo de entretenimento, por que esse circo na Bienal, onde realmente deveria haver arte? O que é arte? Uma busca insana de querer ser diferente e fazer o que nunca foi feito ou a mais profunda manifestação do artista em relação à vida?
Respeito e admiro artistas que pintam, ilustram, esculpem, escrevem, cantam, representam. Basta olhar uma ilustração de Elifas Andreato, os quadros de Guayasamin, Portinari, Picasso entre vários outros para sentir na alma o que é um protesto, o que é a indignação pela exploração da vida. Humana ou não.
Esse canalha ainda nao sofreu nada?
Com certeza é tão sem talento, que precisa chocar dessa forma para ter alguma atenção da mídia!
Podrão!
Este homúnculo terá seu justo quinhão no seu devido tempo e se ganhou algum dinheiro com isso, será gasto com remédios no futuro.
Mais um dia… e o “cara” continua lá.
Alô Autoridades, onde estão os senhores???????
Quanta preocupação com o horário político… quanto descaso ao Abuso e Crueldade contra os Animais… Realmente se mede um País como suas Autoridades tratam os Animais.
Se entrassemos lá, se soltassemos os Animais, se quebrassemos tudo, inclusive a cara do “cara”, iriamos sair algemados certo???
Mas o “cara” continua lá com sua Aberração em um Memorial à Crueldade e os senhores cruzam os braços e não fazem absolutamente nada.
Autoridades do Brasil, mostrem a suas caras.
BOICOTEM NÃO VAMOS DEIXAR NOSSOS CONHECIDO E PARENTES IREM PRA ESTA ATROCIDADE, EXPLORAÇÃO DE SERES QUE NÃO TEM COMO SE DEFENDER…ALGUEM PERGUNTOU AOS URUBUS SE ELES ESTÃO FELIZES LÁ??
BANDO DE ESTELIONATARIOS GANHANDO DINHEIRO ATRAVES DESTES COITADINHOS COM A CONIVENCIA DA SECRETARIA DA CULTURA, LOTADA DE PETISTAS DO MAL…..UAI…A JUSTIÇA ONTEM A TARDE FOI OBRIGADA A INVADIR A SECRETARIA DA CULTURA , QUE LIBERA ESTES EVENTOS, ATRAVÉS DE MUITA CORRUPÇÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
É ÉPOCA DE ELEIÇÃO, TEM GASTOS E QUE TAL PEGAR DINHEIRO DOS TROUXAS QUE NÃO SABEM QUE DIABO DE ARTE É ESTA E VÃO LÁ PELA SIMPLES CURIOSIDADE E ACABAM PAGANDO INGRESSO,; ENCHENDO O BOLSO DO VIGARISTA QUE COM CERTEZA VAI REPASSAR O DINHEIRO E JÁ TDEVE TER MÃOS CERTAS PRA RECEBER.
Foge-se totalmente à excentricidade. Discute-se por aí a liberação de comida às anoréxicas q, confinadas às vontades dos supostos criadores estilistas, têm suas vidas banalizadas pela insanidade de seres andrógenos. Então, se agem dessa maneira com seres supostamente racionais, qual a importância terão os seres SUPOSTAMENTE irracionais? É o início do fim. Ou é o fim. Muito triste…
…e pensando no tema da exposição “Há sempre um copo de mar para um homem navegar”, a mim vem uma sensação de liberdade. Liberdade esta q, de maneira nenhuma, necessita tolhir a liberdade do outro pra eu possa gazá-la em sua plenitude…
que horror!!!as pessoas estão cada vez mais egoistas e ocas por dentro! só se preocupam com si mesmas, com o material, com dinheiro mesmo! esquecem que existem outras vidas, (tão ou mais valorosas que de muitas pessoas, como essas que fizeram essas crueldades, sem pestanejar)e que essas vidas tem sentimentos, sentem dor, fome, sede,etc!
As vezes me sinto envergonhada de ser um ser humano!quem vira a cara para o sofrimento de um animal é muito pobre de espírito!
NO SEMBLANTE DE UM ANIMAL QUE NÃO FALA, HÁ TODO UM DISCURSO QUE SÓ UM ESPÍRITO SÁBIO É CAPAZ DE ENTENDER. provérbio indiano
Meu, nosso, vosso, repudio a quem diga,artista para Nuno Ramos. Vamos amaldiçoar esse ser.
A DIREÇÃO DA BIENAL TEM QUE TER VERGONHA E NÃO ACEITAR ESSA SITUAÇÃO.
QUE OS URUBUS SEJAM LIBERTADOS COM URGÊNCIA. Não vivo em São Paulo mas em Londrina já libertamos um tigre de mãos assasinas como do sr Nuno. Os ambientalista que se unam e façam o que tem que ser feito. Chamem o Paulo Maia, do RJ. da SOSaves, que ele é especialista em libertar aves usadas em rituais macabros. O NUNO É DO MAL. Acabem com ele SOS de SP.
Revoltante, cruel, desumano…
Esse artista é um monstro, meu caro vc quer se aparecer? pendura uma melancia no pescoço, pois ai vc vai se aparecer muito mais e não iria ser tão mal falado…pois esse seu ato é digno de critica, tenho pena de pessoas com essa índole, ser insensivel
Como o Ibama permite isso???
E as autoridades cade???
Concordo com vocês é um horror e deveria ser proibido. Não acho que tem a ver com arte a partir do momento que tira a liberdade do animal que também fica sujeito à todo tipo de circuntâncias ambientais estranhas ao seu habitat natural, sujeito à uma tortura em nome da arte%¨%&%¨&*¨&*. Também Acho que as pessoas poderiam protestar também na Paulista para chamar atençao. Gostaria de convidá-los e divulgar que o Movimento Aquecimento Global-I Care- Eu me importo! estará na frente do MASP para uma ação flash mob por energias limpas e a solução para a crise climática neste domingo dia 26/09 e se unirá a Ativeg entre as 9 -10 da manhã- Nosso movimento estará também protestando contra a emissão de co2 em 18 % pela pecuária e no dia 10/10 estaremos no Parque Trianon a partir das 10 da manhã e na Av. Paulista para mais um evento com a 350. Una-se à nós também.Escreva para agicare@hotmail.com ou no Facebook:movimentoaquecimentoglobalicare
Abraço e estaremos divulgando esta campanha e ajudando vocês caso necessitem. Ethel
Efetuei uma reclamação/denúncia ao IBAMA que ficou com o protocolo 5182/2010 que ganhou uma resposta automática por e-mail (não “respondível”) e ofereceu um link caso eu deseje contatar novamente(que não funciona) http://www.ibama.gov.br/ctf/formulario_solicitacao_auxilio.php
—- É uma barbaridade! As pessoas no poder estão perdendo a noção de civilidade, coletividade e além do seu próprio bom senso!
Sugiro que façamos um abaixo-assinado ou carta aberta direcionada aos organizadores da Bienal de São Paulo e Ibama, solicitando um consenso de que não se permita mais a exploração de animais nos eventos da Bienal.
Não é cercear a liberdade criativa de ninguém, nem impor limites à arte e sim um manifesto de respeito à vida, à liberdade e repúdio ao especismo.
mesmo animais confinados em zoológicos (onde ainda há a tentativa de se recriar habitats semelhantes aos naturais) sofrem de estresses, desenvolvem alterações de comportamento e ficam obesos devido a falta de exercícios. leio muitos relatos e acompanho a preocupação de profissionais em contornar essa situação. mas o que dizer dessas pobres aves condenadas a esse ambiente hostil, sem sol e ruidoso só porque nunca conheceram a liberdade? é essa a justificativa do artista? e o IBAMA autoriza? de que lado o IBAMA está afinal?
Esse artista já ganhou mais que os 15 minutos de fama que merece, deixo aqui um apelo ao maravilhoso povo de São Paulo, que sempre prezou pela boa cultura e arte, respondam a esse abuso, NÃO COMPAREÇAM A 29ª BIENAL, mostrem que esse povo tem brio e muito mais ética do que alguns que pensam em fazer da ARTE o que querem. Chega de apatia e aceitação a tudo que nos impoem, não se deixem querbrar por essa grande estupidez! Divulgarei essa notícia em meu blog. Obrigado ANDA.
Sera que candidatos serios e nao oportunistas tentarao nos ajudar?
Ja que estamos em plena campanha eleitoral,apareçam por la e vejam o que os espera apos serem eleitos por nos!
nao deixar que alterem o codigo florestal e amplia-lo,com a proteçao dos animais em geral!
Pergunto aos amigos que escreveram:
Algum candidato ja leu nossas menssagens?
Ha novidades e atitudes sobre o
caso? Respondam-me por favor!!
SE ELE ACHA ISSO NORMAL, POR QUE ELE MESMO NÃO SE VESTE DE URUBU E FICA LÁ?
“Garantindo que as aves que expõe são bem tratadas, ele alega que possuem um tratador e veterinário exclusivos.”
ISSO PROVA COMO ELES ACHAM QUE ANIMAL É OBJETO MESMO. É COMO DIZER QUE UM COMPUTADOR É BEM TRATADO, PQ É MANTIDO NO AR CONDICIONADO E POSSUI TÉCNICO A DISPOSIÇÃO.
Isso não é arte, é crime! Portanto ele não é um artista, é um bandido!
Mais um dia… e o “cara” continua lá.
Alô Autoridades, Alô Poder Público, Alô Políticos, Alô Capa Preta da Bienal, Alô IBAMA, até quando vocês vão permitir que essa Babárie em nome da Arte continue????????????????????
Se somos Obrigados a votar, vocês tem a Obrigação Moral e Ética de nos atender.
Onde encontram-se os políticos em que votamos e nos representam??????????????????????????
Mais um dia… e vocês não fazem Absolutamente NADA.
Estamos todos esperando e continuaremos aqui enquanto esse “cara” continuar aí.
Repudio esse tipo de “arte”. Por que ele mesmo não fica lá exposto se acha que é tão bacana?!
Quem sabe se o grande “URUBU”, já não seja ele mesmo?!
será que na próxima instalação ele pode colocar a mãe dele lá?!
Não me conformo que o Ibama, que até onde eu pensava existia para defender os animais e a natureza, permita esse tipo de coisa!
Vamos todos gritar,essa bela rima:
-ÊÊÊ,A Bienal é mais forte que a OAB!!!
Vamos lá galera!Criaremos entao nossos versos,em protesto contra o MP e A OAB e os Candidatos Politicos que nada fizeram ate agora! Sera que até Dezembro,os Urubus,irao suportar, esta Tortura da BIENAL?
Gente, é preciso fazer manifestações contra isso! É um absurdo, e só boicotar a Bienal não adianta, porque não chega a todo mundo. Dou todo meu apoio aos protestos contra essa “arte”.
Isso é um absurdo, onde isso começou a se chamar arte? DEsde quando o dito ser racional compactua com este ato horroroso? POis é, cada vezmais vejo provas que racionais nem neste vida e nem nas outras, só os animais mesmo que sã dignosde serem ditos como racionais. POr que um cara desse não poe a mãe dele para ficar voandopor ai com o som mais alto de tds e vai assistir sua linda arte??? O outro porto riquenho ue tinha que ser amarrado e matando aos pocos para ver o tamanho sofrimento que causou. O que mais m indigna, nstes casos, não são estes atos de pessoas idiotas, bossais, como estes ditos artitas, mas é o silêncio dos bons que ficam parados e assistindo de camarote tamanha judiação, abuso, crueldade. Quando isso vai acabar???
Indecente, vergonhoso. Isso não é arte, é chacina. Boicotem a BienaL , BOICOTEM ESSES “artistas”
Geente vamos divulgar isso!!!!
Vamos falar e lutar por aqueles que não tem como se expressar, vamos nos expressar e divulgar a nossa indignação contra esse pessoal que diz saber o que é ÉTICA, mas na verdade não conhecem 1% do significado!
E se fossem os filhos deles?!
Eles falariam isso?!
VAMO LÁ GENTE! VAMOS MANDAR EMAIL E NOS MANIFESTAR PELOS ANIMAIS!!
Eu sou artista, não plástica, do corpo, e gente, não admito essas situações em hipótese alguma. Acho que aí começa a se deteriorar o limiar da licença poética. A arte é minha vida. Mas atrocidades são feitas em nome da arte por supostos artistas. A arte é rica e existem inúmeras possibilidades de polemizar, criticar, aludir, explorar algo sem perder a ética, sobretudo, o respeito e a humanidade, que devem ser pre-requisitos para a arte.
Completamente podre a atitude desse idiota que se diz “ser humano”. Os animais precisam estár em um ambiente adequado, mesmo em cativeiro. Esse idiota sim merecia ser exposto numa redoma de vidro e pra sempre. Quanto ao imbecil de Porto Rico, esse merecia passar o mesmo que o pobre cãozinho. Esse anormal, inescrupuloso, canalha e dejeto da sociedade, tinha de estár num manicômio. que ele venha passar pelo mesmo que o pobre animal. E que todos nós que estamos indignados com tal abuso contra os animais venhamos ter notícias e breve. Tenho nojo da barbárie que alguns indivíduos cometem contra os animais. Prefiro mais a companhia de um animal do que de muita gente que conheço… Fica aqui meu protesto contra essa idiotice desse desgraçado.
Polêmica na 29º BIENAL
Data de cadastro: 23/09/2010
O ministro da Cultura comentou as polêmicas obras do artista Gil Vicente. Para ele, é preciso respeitar a liberdade de expressão, mas acha desnecessária a representatividade de figuras ilustres brasileiras e mundiais de forma tão mórbida.
“Fernando Henrique não merece aquela cena, Lula, menos ainda, e Barack Obama não foi responsável pela crise americana. Todos os artistas têm direito à plena liberdade de expressão; portanto, por mais incômodo que as imagens de seu trabalho causem, as pessoas têm que encarar como uma intervenção do artista, intervenção política e estética, como é o tema da Bienal”, afirmou o ministro Juca Ferreira.
O Ministério da Cultura resgatou a Bienal, que estava esvaziada. Desde 2009, diversas ações foram realizadas para garantir que a 29ª edição acontecesse. O evento contou com apoio financeiro de aproximadamente R$ 46 milhões. Destes, 30 milhões por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e 7 milhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC).
A exposição será aberta à visitação pública neste sábado, 25 de setembro, e segue até o dia 12 de dezembro. Receberá 850 obras de 159 artistas.
(Sheila Rezende, Comunicação Social/MinC)
… Amigos Internautas,eu Moacir,peço para que todos vcs protestem contra esse desperdicio de dinheiro público apoiando psicopatas como Gil Vicente que faz escola para futuros terrristas ou atentados religiosos e politicos no Brasil e Nunuo Ramos usando urubus até Dezembro para ficar famoso e arrancar elogios das Elites, as mesmas que adoram usar casacos de pele de animais. Se alguém tem acesso ao Ministerio Publico e a OAB e Ongs repassem essas informaçoes talvez haja subornos e falcatruas.O Ibama se vendeu?Pergunto: Será que a Justiça Eleitoral é mais poderosa do que as que citei? pois ela proibiu a exposiçao de cunho eleitoral cobrindo tudo.É hora da OAB e o Ministerio Público mostrar sua força também nesta podre bienal!
Não aos maus tratos aos animais. Por um trato humanizado!!!
Arte, uma palavra simples, cuja devemos ter a seguinte concepção: um artista expressa seus sentimentos ao fazer algo que, logicamente será visto por inúmeras pessoas, ok? então, conclui-se que, se um artista, sempre expressa o que sente, e eu tenho a convicção de que estou certa, resumo em mente, de que ele senti total desprezo e crueldade quanto “animais”… eu tenho absoluta certeza de que além de ser inteiramente proibida esta coisa horrorosa que ele faz com animais, chamada de arte por muitas pessoas, que me desculpem a palavra e franqueza, sem sentimento. Não se faz esse tipo de coisa com animais indefesos, e quem aprova isso, eu queria ver se ia gostar que uma criança ou filho ficasse dias e dias sem comer ou beber, isso não é arte nem aqui e nem em lugar algum, vão deixar que este homem faça isso? pelo amor de deus, imploro que façam alguma coisa, isso não é justo, não quero acreditar que alguém ache “esplêndido” ver animais em situações péssimas. como disse Mainá Fernandes Yanachi, tem várias formas de expressar a arte, atingindo a ética. Atenciosamente, escrevo este comentário.
pra que ibama?
Até hoje eu pensava que artista fosse uma pessoa sensível, humana culta.isso não é arte é falta de criatividade. Nuno sua arte é para o povo e ainda não deu para perceber que não esta agradando???????
Último parágrafo:
”
Estes são exemplos de abuso consentido pelas leis locais, que ignoram a ética, o respeito, a dignidade e o direito inerente à vida de todos os animais. Mostram que leis não necessariamente legitimam um ato abusivo. A reação contra a exploração e a favor de uma ética justa e igualitária entre todos os seres é o caminho para a evolução não só da cultura, mas da convivência entre seres humanos e as demais espécies.
”
A atitude deste artista realmente é repugnante. Porém convivemos todos os dias com atos deste tipo nos matadouros e aviários onde galinhas tem seus bicos cortados e vacas, porcos, ovelhas, coelhos, etc são mortos com choques, água fervente, espancamento e inclusive alguns tem seu couro arrancado ainda vivos. Ninguém reclama pois não é conveniente por ser assim que chega a carne aos seus pratos e roupas, sapatos, malas às suas casas. Parem de pregar moral de cueca.
Este que se chama de artista deve ser uma carniça que nem urubu não quer. Vai trabalhar e fazer algo de útil à humanidade, cara!
ESTA E MAIS UMA PROVA DE NOSSA NAO EVOLUCAO COMO SER HUMANO.DE ABUSO SOBRE CRIATURAS QUE DEVERIAMOS JA TER APRENDIDO A RESPEITAR E PROTEGER.ISSO NAO E ARTISTA E TALVEZ ,NEM HUMANO
Três urubus tiveram cinco minutos de fama
Na instalação expostos de modo antinatural
A exposição de arte recebe aviso do Ibama
Eles tem cinco dias para retirá-los da Bienal
Visitantes olham para estas aves, abismados.
Também são observados pelas aves de rapina
Organizadores dizem que eles são bem tratados
Neste evento contemporâneo não existe rotina
A Bienal não quer a arte politicamente correta
Foge do convencional em busca do inusitado
Gerar polêmica no fundo é a sua maior meta
Reflexo da sociedade ao lado do inesperado
Três urubus tiveram cinco minutos de fama
Na instalação expostos de modo antinatural
A exposição de arte recebe aviso do Ibama
Eles tem cinco dias para retirá-los da Bienal
Visitantes olham para estas aves, abismados.
Também são observados pelas aves de rapina
Organizadores dizem que eles são bem tratados
Neste evento contemporâneo não existe rotina
A Bienal não quer a arte politicamente correta
Foge do convencional em busca do inusitado
Gerar polêmica no fundo é a sua maior meta
Reflexo da sociedade ao lado do inesperado
Isso tudo é um absurdo, uma inversão de valores. Eu só não entendo, no caso do pobre cachorrinho, pq os protetores não se agilizaram antes, a tempo de tirá-lo dali… ou todo mundo só ficou sabendo depois que ele morreu?
Isso nos prova que a cada segundo o ser humano fica mais e mais a desejar.EU ODEIO O SER HUMANO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS!!!!!
A Arte contemporânea é assim mesmo, um mistério!
Analisando metade dos e-mails enviados, notei a indignação de 99% dos internautas. Para pensar sobre este assunto é preciso não só se colocar no lugar das aves quanto se colocar no lugar do artista.Penso que a instalação deste artista seja de incitar a população quanto
ao conceito arraigado a ela…quantos são os desmatamentos e queimadas que obrigam tais aves a buscarem em território urbano um lugar para sua moradia? Não seria este o conceito que Nuno Ramos queria abordar?Sobre o cachorro que morreu de sede e de fome…foi muito cuel,mas se pararmos para analisar,quantos cachorros perambulam pelas ruas de forma invisível e que morrem de fome e sede e poucas são as pessoas que ajudam. Sem falar em humanos que passam pelos mesmos constrangimentos. É…se a intenção de Nuno foi trazer a população para um debate, ele conseguiu. No lugar dele usaria da próxima vez imagens de animais para não revoltar tanto a população.
“Urubus são retirados da Bienal de São Paulo
As três aves que integram a obra “Bandeira Branca”, de Nuno Ramos, deixaram a exposição na madrugada desta sexta”
http://www.anda.jor.br/2010/10/08/urubus-sao-retirados-de-obra-da-bienal-de-sao-paulo/
isso é um absurdo matar um cachorro cruelmente, colocar urubus vivos, porcos impalhados…
não acho isso bonito, e nunca gostei dessas coisas, aliás isso é uma coisa ridícula, sem sentido e de quem não tem coração, a obra mais ridícula é do cachorro,não tem sentido matar um pobre animal que não faz nada á ninguem e acabar desse jeito esposto, como se fosse uma coisa normal.
parabens a esse artista que crio a obra do urubu sera que so ele ve os erros no brasil .eu so nao gostei sobre o cachorro morto tenta-se mostrar com outra coisa que tivesse o mesmo significado
Sou formada em Ciências Biológicas e sou estudante do curso de Bacharelado em Lazer e Turismo da USP. Na aula de artes ocorreu uma discussão sobre sobre o mesmo assunto, e a professora defendeu os artistas que utilizam animais em suas obras. Eu defendo que a criatividade de um artista também é afetada pelo grau de psicopatia presente em sua personalidade.
Segundo Robert Hare, psicólogo canadense, criador da escala usada mundialmente para medir a psicopatia, são características de psicopatia: ausência de sentimentos morais – como remorso ou gratidão –, extrema facilidade para mentir e grande capacidade de manipulação. Quando criança apresenta comportamentos cruéis em relação a outras crianças e animais, é hábil em mentir olhando nos olhos do interlocutor, mostra ausência de remorso, de gratidão e falta de empatia de maneira geral, isso já sinaliza um comportamento problemático no futuro.
Resta saber, qual era a relação dos artistas em questão com os animais em sua infância.
Sou Bióloga e atualmente também estudante do curso de Bacharelado em Lazer e Turismo da USP. Na aula de artes ocorreu uma discussão sobre o mesmo assunto, e a professora defendeu os artistas que utilizam animais em suas obras. Eu defendo que a criatividade de um artista também é afetada pelo grau de psicopatia presente em sua personalidade.
Segundo Robert Hare, psicólogo canadense, criador da escala usada mundialmente para medir a psicopatia, são características de psicopatia: ausência de sentimentos morais – como remorso ou gratidão –, extrema facilidade para mentir e grande capacidade de manipulação. Quando criança apresenta comportamentos cruéis em relação a outras crianças e animais, é hábil em mentir olhando nos olhos do interlocutor, mostra ausência de remorso, de gratidão e falta de empatia de maneira geral, isso já sinaliza um comportamento problemático no futuro.
Resta saber, qual era a relação dos artistas, em questão, com os animais em sua infância.
Declaração Universal dos Direitos animais:
1 – Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
2 – Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3 – Nenhum animal deve ser maltratado.
4 – Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 – O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
6 – Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 – Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 – A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 – Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 – O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.
“Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98
É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.
Pena – Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.
Parágrafo 1°. – Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
Parágrafo 2°. – A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s).”
Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são: abandono; manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis; deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico; envenenamento; agressão física, covarde; mutilação; utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento; não procurar um veterinário se o animal estiver doente.
Isto serve para os animais domésticos, também cavalos, animais criados e domesticados em sítios, chácaras e fazendas e animais silvestres.
A lei existe para ser cumprida pelo artista, pelo policial, pela criança, por todos. Enfim, a sociedade é culpada, pois assiste a tudo como se fosse normal.
isso não é arte e não reconheço o artista…. seria melhor se colocassem uma melancia na cabeça já q o intuito é chamar a atenção…..q nojo desse tipo de gente…

Uma agência como a ANDA é muito importante para que nós...
Heródoto Barbeiro
Eu sou jornalista de formação, trabalho na mídia como repórter e...
Soninha Francine



Mande suas notícias e seja um repórter da ANDA onde você estiver.
2008 - 2012 - ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais










Comentários
Comentar