EnglishEspañolPortuguês

Aquário de Natal (RN) aprisiona tubarões e permite que visitantes os incomodem

21 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Por Robson Fernando de Souza (da Redação)

Cinco tubarões-lixa são mantidos presos no Aquário Natal. Foto: Kívia Soares/NE10
Cinco tubarões-lixa são mantidos presos no Aquário Natal. Foto: Kívia Soares/NE10

O Aquário Natal, localizado no litoral norte de Natal (RN), aprisiona tubarões, tratando-os na prática como objetos de exibição, e permite que os visitantes interajam com alguns deles, incomodando-os em sua vida já privada de liberdade. A prisão de animais aquáticos funciona há 15 anos.

Situado na Praia de Redinha Nova, o aquário mantém presos cinco tubarões-lixa, e neles os visitantes podem acariciar os animais ou até mesmo mergulhar no confinamento deles. A ideia, segundo um dos proprietários do aquário, é mostrar que nem todo tubarão é agressivo contra seres humanos.

O confinamento de tubarões já funciona há dez anos, e os mergulhos foram implementados há dois meses, incomodando-se os tubarões num ambiente já privado de liberdade. Diz o NE10 que “para (…) não estressar a fera (sic) dos mares, (…) a primeira precaução é não realizar mais de dois mergulhos por dia, além de orientar as pessoas a não tocarem no bicho durante a imersão”, confessando que os mergulhos de fato são um incômodo para os animais.

Além dos tubarões-lixa, o Aquário Natal mantém presos mais 200 animais de 60 espécies, incluindo também mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

Os natalenses e demais potiguares não devem continuar sustentando uma atividade que lucra com o aprisionamento de animais e nega a estes o básico direito à liberdade. Quem respeita realmente os animais deve boicotar lugares como aquários, zoológicos e qualquer outro lugar que aprisione animais com o pretexto de “educar”.

Você viu?

Ir para o topo