EnglishEspañolPortuguês

Organização espanhola ensina o respeito pelos animais na escola

21 de março de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Por Graziella Belliato (da Redação)

Alunos aprendem a compaixão pelos animais (Foto: Reprodução/Aula Animal)

Mais de duzentos alunos de uma escola de Zaragoza participaram nas últimas semanas de diferentes palestras sobre especismo e direitos dos animais ministradas pela organização “Aula Animal”.

Enquadrada na matéria de Educação Ético-Cívica, a atividade aconteceu em grupos de aproximadamente trinta pessoas com o fim de que fosse o mais participativa possível, gerando debate e fomentando o pensamento crítico nos adolescentes.

O objetivo das palestras é o de aproximar alunos e alunas de uma visão de respeito para com os animais, expondo de forma objetiva os pilares em que se fundamenta o especismo e comparando, ao mesmo tempo, esta forma de discriminação com outras que os alunos identificam e reconhecem na sociedade atual, tais como o racismo e o sexismo.

Um dos pontos fundamentais no qual se fundamenta as palestras é o do reconhecimento da capacidade de sentir que possuem os animais. Antes de começar a expor conceitos como “especismo” e “direitos animais” foram exibidas diferentes imagens ou cenas onde os alunos tinham de identificar o sentimento que o animal estava experimentando.

Em todas as intervenções os alunos e alunas reconheciam rapidamente se o animal estava sentindo medo, amizade, amor, dor ou tranquilidade, entre outros. Este fato permitiu que se iniciasse a exposição de conteúdos teóricos partindo da concepção partilhada de que os animais, sim, sentem.

Através de seu site, “Aula Animal” manifesta sua satisfação em constatar o interesse demonstrado pelos alunos durantes as palestras, bem como a sua resposta positiva, de modo que a organização os incentivou a continuar promovendo o respeito e a igualdade nas salas de aula a partir do pensamento crítico e da divulgação de uma visão dos animais diferente da qual é ensinada por nossa cultura especista.

Sobre o projeto 

Aula Animal é uma organização constituída de um pequeno grupo de professores de Zaragoza que decidiu “desenvolver iniciativas destinadas a promover uma educação que defenda a ideia de que os animais são indivíduos com interesses e direitos e que nossas atitudes podem beneficiá-los ou prejudicá-los”. Conheça o trabalho da organização visitando: http://aulaanimal.wordpress.com

Você viu?

Ir para o topo