EnglishEspañolPortuguês

Câmera Municipal de Uberaba pode aprovar a criação da “Farmácia Solidária Pet”

5 de novembro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação
Divulgação

Na segunda-feira (07/11), a vereadora Denise Max colocará em discussão e posteriormente em votação no plenário da Câmara, o projeto de lei de sua autoria, que visa à criação do programa “Farmácia Solidária Pet de Uberaba”. Essa matéria tem o objetivo distribuir gratuitamente medicamentos alopáticos provenientes de doações da comunidade e instituições da sociedade civil. “Toda medicação recebida terá que ser catalogada em planilha para que se tenha o controle de quem doou, bem como a quantidade de remédios e a data de validade. A medicação só será repassada mediante a apresentação de receita, para garantir que nenhum animal esteja sendo automedicado”, destaca.

Caso esse projeto seja aprovado na Câmara, as medidas administrativas e técnicas necessárias ao programa serão gerenciadas sob a supervisão do Centro de Controle de Zoonoses. A vereadora explicou que o intuito dessa proposição é criar uma estrutura para auxiliar na recuperação dos animais resgatados nas ruas e também dos que os tutores não têm condições de comprar medicação. “Além de minimizar o sofrimento e as condições de vida dos animais resgatados na rua, essa ação contribuirá também para a sustentabilidade do meio ambiente, visto que os medicamentos são incinerados ou descartados de forma inadequada, causando prejuízo à natureza”, observa Denise, dando a entender que irão saber fazer o descarte correto dos produtos.

O projeto prevê a arrecadação junto à população de medicamentos armazenados em domicílios. Se o produto não estiver com o prazo de validade vencido, poderá ser utilizado no programa para serem garantidos os tratamentos aos animais em situação de rua ou cujos tutores não têm condições financeiras para adquirir o remédio. A proposição de lei também diz que o município deverá executar campanha de doação, buscando sensibilizar a população, as autoridades, meios de comunicação e a comunidade em geral para serem doadores. O Centro de Controle de Zoonoses ficará responsável por formar um estoque de remédios doados, que deverá ser devidamente distribuído.

Você viu?

Ir para o topo