EnglishEspañolPortuguês

Cada vez mais animais são abandonados na Espanha

20 de julho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Por Danielle Bohnen (da Redação)

As prefeituras e abrigos de animais resgatam, por dia, cerca de 400 cães e gatos das ruas, ou seja, a cada três minutos, um animal é abandonado. Apesar disso, o informe realizado pela Fundação Affinity diz ter havido um aumento no número de adoções, em 2010.

De acordo com o jornal El Ecologismo, os dados foram obtidos por pesquisas realizadas nos abrigos e prefeituras de cidades com mais de 10 mil habitantes. Segundo o documento, no ano de 2010, foram resgatados cerca de 109 mil cães e quase 36 mil gatos.

Entre os motivos dados pelo abandono, o informe destaca que os mais frequentes são crias indesejadas (14%), mudança de domicílio (13,7%), problemas econômicos (13,2%) e perda de interesse pelo animal (11,2%).

Foto: Divulgação/ Galgos.com

Do total de cães que são resgatados, 45% são adotados, ao passo que 17% são devolvidos aos tutores e 16% morrem por eutanásia. De acordo com o informe, a tendência de adoção de cães aumentou 5,5%, enquanto a de gatos o aumento foi de 10%, porém o tempo de permanência desses animais nos abrigos também aumentou.

A Fundação Affinity destaca que a crise afeta também os abrigos, já que foi constatado que 25% de seus sócios deixaram de participar, no ano passado, o que causa um declínio significativo nas funções dos abrigos, afetando negativa e diretamente os animais abandonados.

Affinity também exige mais endurecimento da legislação e sanções por parte das autoridades, o aumento das esterilizações dos animais, realização de campanhas contra o abandono, além da criação de uma acreditação para a guarda dos animais e a identificação obrigatória destes, entre outras medidas.

Você viu?

Ir para o topo