EnglishEspañolPortuguês

Pit bulls são sequestrados de abrigo de animais, nos EUA

20 de fevereiro de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

Por Graziella Belliato (da Redação)

Foto: Reprodução/WIS-TV

Foram presas três pessoas ligadas ao sequestro de pit bulls do abrigo de animais da cidade de Columbia (EUA) nas últimas três semanas.

O delegado Randy Scott disse também que dezessete pit bulls foram resgatados em uma área rural em Bamberg County, a aproximadamente oitenta quilômetros do sul da cidade de Columbia. Embora os cães estivessem amarrados a árvores por grandes correntes, a polícia informou que apenas alguns possuíam ferimentos leves. Nem todos os animais recuperados são do abrigo da cidade, disseram policiais, e os esforços para encontrar os outros continuam.

Foram levados em custódia um garoto de trezes anos, que não foi identificado devido a sua idade, e Raven Perry, 17, de Blackville. Eles foram acusados pelos crimes de roubo, furto e invasão de um prédio. Pelo menos outros dois, incluindo um menor, estão sendo procurados, disse Scott. Dezmon Jones, 25, de Denmark se entregou na terça-feira e foi acusado pelos mesmos crimes que Perry e o garoto de 13, e será acusado também de corrupção de menores. Embora o delegado tenha se negado a dizer como os suspeitos foram presos, ficou evidente que depois do furto de dezessete cachorros por três semanas consecutivas – o mais recente no sábado – a polícia tenha finalmente colocado uma equipe para vigiar os arredores do abrigo na noite do domingo.

Depois de presos, os suspeitos deram informações que conduziram a polícia aos cães em “Bamberg County”, disse um policial. “Eles estavam amarrados a árvores por pesadas correntes e corriam em volta delas”, disse o xerife de Bamberg, Ed Darnell. “Havia casas de cachorro por toda a mata”. “Eles estavam se preparando para usar os cachorros em lutas”, adicionou o oficial. “Eu não sei o que mais estariam fazendo com eles”.

Enquanto algumas pessoas consideram pit bulls como adoráveis animais domésticos, a raça é a preferida por criminosos que os criam para usar os animais em lutas ilegais, levando os animais à morte.

“Eles estão envolvidos com drogas, jogatina e claramente (os criminosos) envolvem esses animais em rinhas”, disse Scott. “É por isso que nos esforçamos muito para trazer estes cães de volta”. Pit bulls alcançam altos valores no mercado negro. Os cachorros levados foram avaliados em 250 dólares cada, fazendo com que os dezessete animais “custem” pelo menos 4.200 dólares.

As prisões ocorridas na segunda-feira ajudaram a acabar com o que poderia ter sido o maior desastre de relações públicas para a polícia da cidade de Columbia e seus oficiais. Numerosas mídias sociais e publicações na internet comentaram, sobretudo, como é fácil furtar cachorros do abrigo da cidade.

“Recebemos muitas ligações questionando o porquê de o departamento não estar preocupado com este caso”, reconheceu Scott em uma coletiva realizada segunda-feira, a qual contou com a presença do prefeito de Columbia, Steve Benjamin e com o administrador da cidade Steve Gantt. Semana passada, depois de uma história publicada no jornal “The State” que observou que o abrigo não possuía câmeras de segurança, a polícia instalou os dispositivos. Carey Shealy, que comanda uma operação de monitoramento por câmeras na Columbia, doou os aparelhos que, no sábado, captaram imagens de um suspeito do furto no abrigo. Depois do incidente, Scott decidiu montar uma operação para pegar os bandidos. “Nós estávamos literalmente lá”, disse.

Benjamin disse que os policiais estão conduzindo uma completa revisão da segurança do abrigo de animais, bem como de outras propriedades da cidade. A polícia está à procura de um menor não identificado. Gantt e outros oficiais ficaram satisfeitos com as prisões. “Eu espero que isso mande uma mensagem aos ladrões para que fiquem fora do nosso abrigo de animais”, concluiu Gantt.

Você viu?

Ir para o topo