EnglishEspañolPortuguês

Animais selvagens não podem mais ser explorados em circos da Holanda

19 de setembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Por Alexandra Gerea (tradução por Elis Tanajura – da Redação)

Foto: Empty All Cages
Foto: Empty All Cages

A Holanda se juntou à lista de países europeus que baniram os animais selvagens de seus circos. A Holanda proibiu a exploração de todos os animais selvagens (exceto em zoológicos).

Em circos, os animais sofrem o tempo todo ao serem transportados, vivem em jaulas extremamente pequenas, muitas vezes são abusados e são forçados a realizar truques não naturais para sobreviverem.

A decisão foi aprovada em dezembro de 2014 e tornou-se ativa na última quinta-feira (17).

“A saúde dos animais é mais importante do que a sua exploração em festas ou o apego a tradições ultrapassadas”, disse a secretária Sharon Dijksma.

Dos 22 circos nos Países Baixos, 16 possuem, no total, 119 animais selvagens. Entre as espécies proibidas pela nova legislação estão: girafas, elefantes, tigres, leões, zebras, leões-marinhos e primatas. Outros nove países da Europa já possuem leis semelhantes, incluindo a Bélgica, a Áustria e a Grécia. Países de todo o mundo têm seguido essa tendência, como Bolívia, Paraguai e México. No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito.

A questão agora é o que vai acontecer com os animais nos circos. Será que eles vão simplesmente ser descartados, talvez até mesmo mortos? Será que os circos irão se mudar para países onde isso ainda não é ilegal?

Kieran Harkin, chefe de programas do Four Paws UK afirmou: “Embora nós sinceramente felicitemos a Holanda por aprovar essa legislação, estamos preocupados com o que vai acontecer com os 119 animais dos circos itinerantes. Será que os circos não vão simplesmente viajar para o Reino Unido ou para a Alemanha, onde eles ainda podem explorar animais? Nós precisamos que toda a Europa tome medidas em relação a esse pretexto ultrapassado de entretenimento para garantir o bem-estar destes animais.”

A Alemanha tem lutado para impor a proibição no país há anos agora. No Reino Unido, um projeto de lei que proibiria o uso de animais selvagens em circos foi rejeitado sete vezes.

Nota da Redação: Apesar dessa lei ser uma vitória para movimento de direitos animais, os animais selvagens ainda podem ser explorados em zoológicos e outros animais domesticados, como cavalos, ainda podem ser explorados em circo. É preciso acabar também com essas práticas.

Você viu?

Ir para o topo