EnglishEspañolPortuguês

Cães são funcionalmente idênticos a bebês humanos, afirma estudo

19 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Fotografia: Jornal de Angola

Um estudo desenvolvido na Hungria concluiu que os cães têm a compreensão de uma criança de 6 meses a 1 ano de idade, e são capazes de compreender a comunicação humana e interpretar intenções de forma correta. Especialistas húngaros, que publicaram o estudo na revista “Current Biology”, mostraram dois vídeos a um grupo de cães.
No primeiro, uma mulher diz “olá, cão”, enquanto olha diretamente para a câmera. A seguir vira-se para um contentor e o animal segue-lhe o olhar.
Mas, quando olha para baixo e não para a câmara, e pronuncia a mesma frase, o cão não segue o olhar subsequente. Os cães captam a diferença sutil no comportamento da mulher nas duas situações, disse Adam Miklosi, biólogo comportamental da Universidade Eotvos Lorand de Budapeste e um dos autores do estudo.
O estudo, afirmou, mostra que os cães são capazes de “ler” o comportamento humano como os humanos na infância. “Os cães são funcionalmente idênticos a um bebê”, referiu e acrescentou: “Não sabemos como a mente canina lida com o problema, mas deve ser, provavelmente, uma maneira diferente do bebê”. “Estar numa família humana confere aos cães a habilidade de interagir de forma humana”, disse.
“Alguém realmente pode tratar o cão como uma espécie de bebê, coisa que não faz com um bode ou outro animal doméstico”, disse.
Fonte: Jornal de Angola

Você viu?

Ir para o topo