EnglishEspañolPortuguês

"Filósofo" Luiz Felipe Pondé ridiculariza e desrespeita defensores dos animais

18 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Robson Fernando de Souza (da Redação)

Luiz Felipe Pondé, "filósofo" reacionário que desrespeita causas libertárias como os Direitos Animais e ofende seus defensores. Foto: Marisa Cauduro/Folhapress
Luiz Felipe Pondé, “filósofo” reacionário que desrespeita causas libertárias como os Direitos Animais e ofende seus defensores. Foto: Marisa Cauduro/Folhapress

Polemista conhecido por opiniões reacionárias, Luiz Felipe Pondé, conservador autointitulado filósofo, resolveu ridicularizar os defensores e a defesa dos Direitos Animais com um texto que vem revoltando muita gente. Intitulado “A ética das baratas” e publicado na madrugada de hoje, o artigo é um compêndio de apelos ao ridículo e provocações maliciosas que visam não debater a causa com seriedade e honestidade, mas sim meramente fazer polêmica e irritar, ou seja, trollar.

Munido de um repulsivo espírito carnista, ele chama o veg(etari)anismo de “seita verde” e “pequena mania adolescente”, usa uma falácia naturalista para justificar o desrespeito aos Direitos Animais e a seus defensores, carimba duas falácias reductio ad absurdum mistas com apelos ao ridículo e encerra seu texto fazendo a velha piadinha das alfaces com sentimentos. Nada que acrescente aos debates sobre o tema, sendo a única tentativa de argumentar a mencionada falácia naturalista.

Pondé é conhecido por ridicularizar causas emancipatórias, como o feminismo, os próprios Direitos Animais e diversas outras bandeiras de esquerda. Ele inclusive já falou mal dos DA no seu fatídico livro “Guia politicamente incorreto da filosofia”. Não demonstra intenção de debater ou ao menos discordar e justificar sua discordância, mas sim de polemizar, provocar, enfurecer quem tem o mínimo de empatia, respeito e compaixão pelos mais vulneráveis. Porém, apesar de troll, ele relativamente não é inofensivo, pois é respeitado por muitos direitistas e ainda forma opiniões, mesmo de forma tão desrespeitosa, alimentando o reacionarismo de muitos conservadores que se identificam com as “ideias” dele.

A quem está pendendo a acreditar em Pondé, é recomendada a leitura do artigo de Luciano Carlos Cunha, colunista da ANDA, intitulado “Por que temos o dever de dar igual consideração aos animais não-humanos”, que nos leva à conclusão do quanto textos carnistas e reacionários como o do “filósofo” são profundamente antiéticos.

Você viu?

Ir para o topo