EnglishEspañolPortuguês

Livro “Somos Todos Animais” reúne coletânea de artigos da ANDA

17 de novembro de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

capa
Capa feita pelo artista Kobra

Animais estão deixando de ser encarados como fontes de proteínas e diversão para serem reconhecidos como cidadãos com direitos. Em alguns países esse processo está mais adiantado, em outros permanece na estaca zero. Mas de qualquer maneira muita coisa mudou. Animais domésticos hoje fazem parte da família. Países criam legislações específicas para defender os direitos animais.

O livro Somos Todos Animais mostra um retrato dessa era de mudança. Seus capítulos foram escritos por autores ligados de uma maneira ou outra à causa animal. Ele mostra o quanto esse tema está presente nos menores detalhes de nossa vida.

Alguns artigos falam de alimentação, com destaque para o crescente movimento por uma cozinha sem crueldade e com cada vez menos carne nos pratos. Outros falam sobre entretenimento e cultura, mostrando a crueldade que envolve espetáculos como o circo e tradições perversas como a farra do boi.

Há também ensaios sobre aspectos mais sutis e profundos, como a espiritualidade e o complexo sentido de emoção dos animais, um assunto estudado há mais de um século, mas que só agora vem à tona. Ou a ligação entre maus-tratos a animais e psicopatia em humanos. Moda, turismo, mídia, economia são alguns dos temas revistos com o novo ponto de vista: o de humanos que descobriram que também são animais.

“Eles não falam, não votam, não podem protestar para que a indiferença e a crueldade deixem de existir. Nós podemos escolher e decidir como o mundo pode ser ou será. Eles não, apenas aceitam e, indefesos, nascem, crescem e morrem de acordo com aquilo que a natureza determinou. Este não é apenas um livro. É uma proposta. O que está em jogo e  em perigo não é apenas a sobrevivência dos não humanos. É a nossa. Salvar os animais é salvar a nós mesmos”, escreve Ulisses Tavares, na apresentação do livro.

A obra conta com artigos de: Aleluia Heringer Lisboa Teixeira, Alex Avancini, Andresa Jacobs, Antoniana Ottoni, Antonio Pasolini, Bianca Dantas, Bianca Turano, Bruno Frederico, Cynthia Schneider, Dagomir Marquezi, Daniel Braga Lourenço, Daniele de Miranda, Dennis Zagha Bluwol, Eduardo Corassa, Ellen Augusta Valer de Freitas, Fátima Chuecco, Gabriel Bitencourt, George Guimarães, Irmão Gilberto, Henri Kobata, Juliano Zabka, Laerte Levai, Leon Denis, Lili Goes, Lilian Regato Garrafa, Luciano Carlos Cunha, Luciene Cardoso, Marcela Teixeira Godoy , Marcio de Almeida Bueno, Marcio Linck, Melissa Martin, Mone Martins Seixas, Neide Nohler Schulte, Nina Rosa Jacob, Paula Brugger, Paula Schuwenck, Pedro A. Ynterian, Robson Fernando de Souza, Rogério Rothje, Rosana Vicente Gnipper, Sônia T. Felipe, Tânia Regina Vizarchri, Tiago Amorim, Ulisses Tavares e Vânia Maria Tuglio.

O design da capa é do artista internacional Kobra. O grafiteiro paulista já pintou murais em países como a Polônia, Suécia e Itália, além de realizar exposições, pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos. Kobra é hoje um fenômeno da arte brasileira.

Somos Todos Animais é uma coletânea de artigos da ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais, com organização de Silvana Andrade e Ulisses Tavares. Tem 216 páginas e custa apenas R$ 35,00. A renda será toda revertida para a ANDA continuar o seu trabalho. Para adquirir a obra, os interessados devem entrar em contato com [email protected].

Você viu?

Ir para o topo