EnglishEspañolPortuguês

Uso indevido de foto no Facebook desvirtua informações e causa confusão nas redes sociais

15 de março de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

A ANDA repudia a atitude irresponsável e inconsequente adotada por uma pessoa ou grupo ao associar deliberadamente uma foto que não tinha qualquer ligação com o fato relatado pela ANDA a partir de informações do IG sobre a venda de cães no porto de Santos.

A matéria da ANDA – sem imagens no texto – reproduz na íntegra um depoimento de Elisabete Santos,  moradora da favela vizinha ao porto de Santos, em SP, que relata ao repórter do IG a venda de um cão para consumo em um navio coreano. No mesmo depoimento,  ela revela sua preocupação e desconfiança quanto ao ‘carinho’ repentino dos vizinhos para com os cães abandonados nas ruas, sugerindo, assim, que outros cães possam vir a ser vendidos no local.

Foto: Reprodução do Facebook

Não existe um comércio institucionalizado de cães no porto de Santos, como sugeria a foto ilustrativa (acima) propagada nas redes sociais. A imagem divulgada refere, na realidade, ao comércio de cães na Tailândia.

A matéria da ANDA reproduz de forma correta apenas uma denúncia grave de vendas oportunistas de animais.

A atitude, mesmo que tenha sido sem intenção, causou sérios prejuízos aos animais e ao árduo e criterioso trabalho realizado pela ANDA, atingindo também todos que atuam em defesa dos animais. Trabalhamos de forma séria e profissional. A fonte estava na ANDA, mas as pessoas sequer se deram ao trabalho de checar.

Você viu?

Ir para o topo