EnglishEspañolPortuguês

Elefante resgatada e reintroduzida ao estado selvagem volta a abrigo onde foi criada para o nascimento de seu filhote

15 de janeiro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

As espécies de elefantes africanos estão altamente ameaçadas devido em grande parte aos caçadores. Em média, um elefante é morto a cada 15 minutos por causa do comércio de marfim, um fato que é profundamente inquietante dada a taxa de reprodução extremamente lenta desses animais.

Felizmente, organizações como o David Sheldrick Wildlife Trust (DSWT) estão trabalhando para proteger e conservar a população de elefantes africanos. DSWT dirige um orfanato de elefantes no Quênia que resgata bebês elefantes que perderam os seus pais e cuidadores para os caçadores. Os bebês recebem todos os cuidados de que necessitam e vivem em um rebanho com outros elefantes. Uma vez que eles se tornam fortes o suficiente, o processo de aclimatação pode começar e os órfãos fazem o seu caminho de volta para as manadas selvagens. As informações são do site One Green Planet.

 Foto: David Sheldrick Wildlife Trust/Facebook
Foto: David Sheldrick Wildlife Trust/Facebook

Emily, a elefante apresentada no vídeo, foi criada no orfanato DSWT, mas foi lançada com sucesso para a vida selvagem. De acordo com DSWT, Emily vive uma vida selvagem normal no Parque Nacional de Tsavo East, mas quando chegou a hora de ela dar à luz seu novo bebê, ela voltou para sua casa de infância.

 Foto: David Sheldrick Wildlife Trust/Facebook
Foto: David Sheldrick Wildlife Trust/Facebook

É extremamente raro para um elefante dar à luz na presença de seres humanos, mas claramente Emily confia nas pessoas que ajudaram a criá-la e sabia que seu filho estaria seguro de danos ou predadores (uma grande preocupação para os elefantes selvagens). Um elefante verdadeiramente nunca esquece o amor e a confiança que eles experimentam na vida e a jornada de Emily de volta para DSWT mostra isso.

 Foto: David Sheldrick Wildlife Trust/Facebook
Foto: David Sheldrick Wildlife Trust/Facebook

Emily foi privada de crescer com a sua própria família de elefantes, mas é claro que o seu bebê, que foi nomeado Emma, vai crescer com os dois – com sua família de elefantes e sua família humana no DSWT.

A história de Emily e Emma é incrivelmente comovente. A dinâmica e inteligência destes animais só mostra que eles devem ser tratados com respeito e protegidos a todo custo – não explorados por nossos próprios ganhos. Perder uma espécie tão incrível como esta seria algo trágico.

Você viu?

Ir para o topo