EnglishEspañolPortuguês

Dez fatos que você deve saber sobre os porcos

14 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Amary Nicolau (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Se você já assistiu ao filme Babe, você não vai ficar surpreso ao saber que os porcos são interessantes, inteligentes e sensíveis. Mas os porcos também são um dos animais mais procriados para atender o consumo de carne.

Neste momento, por exemplo, uma intensiva  “prisão”, com capacidade para 25 mil porcos viverem trancafiados, está sendo cogitada para construção na cidade de Foston, na Inglaterra.

Confira 10 fatos para saber por que os porcos merecem mais do que virar presunto:

1-    Os porcos são um dos animais mais inteligentes. Eles  são mais inteligentes que uma criança de 3 anos.

2-    Os porcos gostam de deitar próximos uns dos outros e dormir aconchegados ao lado dos seus amigos mais próximos.

3-    Os porcos passam horas brincando, explorando e aproveitando banhos de sol quando lhes é dada essa oportunidade. Adoram ouvir música, jogar futebol e carinho.

4-    Os porcos são extremamente limpos, e eles tomam muito cuidado para não sujar a área em que dormem.

5-    Os porcos não transpiram, e têm alto risco de queimadura quando expostos ao sol. Então eles vão para a lama para se refrescarem e se protegerem contra os raios solares.

6-    Os porcos conseguem correr quase 2 km em 7 minutos.

7-    Os leitões recém nascidos reconhecem o som da “voz” de suas mães e reconhecem o seu próprio nome.

8-    As porcas cantam para seus filhotes.

9-    Os porcos já salvaram a vida de algumas pessoas. Um porco, chamado Pru, tirou seu tutor de um pântano lamacentos, e uma porca, chamada Priscila, salvou um menino que estava se afogando.

10-    O som do grito de um porco adulto pode atingir de 110 a 115 decibéis. Oink!

Foto: Meneer Zjeroen / cc by 2.0
Foto: Meneer Zjeroen / cc by 2.0

Manifeste-se contra a proposta da construção desse campo de criação de porcos para consumo escrevendo para o Conselho do estado de Derbyshire. Você pode ajudar ainda mais esses porquinhos recusando-se a comê-los. Opte por uma dieta livre de crueldades.

Eu já tive a oportunidade de olhar nos olhos dos porquinhos minutos antes de entrarem no abatedouro. Medo, incerteza, sofrimento e tristeza foi o que eu vi. Eu faço vigílias semanais em abatedouros no Canadá, com a intenção de mostrar o que a cruel indústria da carne tenta esconder. Os animais não querem morrer. Eles merecem muito mais do que acabar no seu prato como um mero presunto.

Foto: Spencers Brook Farm /  cc by 2.0
Foto: Spencers Brook Farm / cc by 2.0

Eu fiz um vídeo em uma das minhas vigílias no abatedouro de porcos num dia quente de verão. Neste vídeo você pode ver como os animais chegam ao abatedouro.

Assista ao vídeo abaixo e olhe no fundo dos olhos desses animais; todo o sofrimento que você verá pode ter um fim se você optar por uma dieta livre de crueldades.

Você viu?

Ir para o topo