EnglishEspañolPortuguês

Dezessete pinguins-de-magalhães são encontrados em praias do litoral de SP

Foto: Divulgação | Guarda Civil Municipal

Dezessete pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foram encontrados em praias da região da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, apenas no último sábado (29/07). Os animais foram resgatados nas faixas de areia das praias de Santos, Guarujá e Bertioga e Itanhaém. Do total, apenas um dos pinguins foi resgatado com vida e está passando por tratamento.

Os resgates foram realizados pelos Institutos Gremar e Biopesca, que juntos monitoram todo o trecho da Baixada Santista. Na ocasião, nove animais foram encontrados em Bertioga, quatro em Guarujá, três em Santos e um em Itanhaém.

De acordo com os Institutos, o aparecimento dos pinguins ocorre devido ao período de migração da espécie, marcado pelo início do inverno, no dia 22 de julho. Por conta disso, os pinguins que geralmente habitam a costa argentina e chilena migram para águas mais quentes em busca de alimentos.

Devido ao longo trajeto, a influência das correntes marinhas e o eventual impacto das ações humanas em seu habitat, os animais que acabam encalhando nas praias da região são encontrados muito debilitados, desidratados e cansados.

Segundo o Gremar, desde o início do período de migração já foram encontrados 42 pinguins-de-magalhães encalhados, no trecho entre São Vicente e Bertioga. Destes, 14 seguem em tratamento para reintrodução.

Pelo final da tarde do último sábado (29), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos foi acionada para atender a ocorrência de animais encalhados próximo ao emissário submarino, no canal 1. Chegando ao local, constataram que se tratavam de dois pinguins, sendo um morto e o outro vivo.

A GCM de Santos então acionou o Instituto Gremar, que atendeu a ocorrência de resgate aos animais. No caminho ao Instituto, devido ao quadro de exaustão, o animal que tinha sido resgatado ainda com vida veio a óbito.

Segundo o Gremar, todos os outros animais atendidos no trecho que tende ao Instituto foram encaminhados à entidade, mesmo sem vida, para recolhimento e análise.

Na cidade de Itanhaém, o Instituto Biopesca foi acionado para atender a ocorrência de um pinguim encalhado na faixa de areia da praia por um funcionário do quiosque píer 7, no bairro Tupy.

Ao chegar no local, os agentes do instituto constataram que o pinguim estava bastante debilitado, desidratado e anêmico. Foi feita a retirada adequada dele e realizado o encaminhamento ao Instituto, onde o mesmo recebeu os cuidados necessários assim que ingressou.

O pinguim será mantido em tratamento no local e reintroduzido ao seu habitat assim que esteja completamente reabilitado do quadro em que foi encontrado.

Ambas as instituições são fazem parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Fonte: G1

    Ir para o topo