EnglishEspañolPortuguês

Ativista salva 1.400 macacos de tortura iminente

12 de janeiro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Alon Ron / Haaretz
Foto: Alon Ron / Haaretz

Ady Gil, um filantropo e ativista de direitos animais de Los Angeles, gastou 2 milhões de dólares para comprar 1.400 macacos que estavam na iminência de serem vendidos para laboratórios de todo o mundo. Os macacos eram os últimos da Mazor Farms, uma empresa de criação de primatas que fornece macacos para experimentos. As várias centenas de macacos da Mazor foram arrancados da selva em Mauritius, uma ilha da costa da África, e enviados em caixas para Israel. O restante nasceu em cativeiro.

A jornalista Jane Velez-Mitchell falou com Gil sobre a sua atitude para salvar os primatas. As informações são do Their Turn.

De acordo com ativistas da Behind Closed Doors, que vêm lutando há 20 anos para fechar a Mazor Farms, filhotes de macacos nascidos na empresa eram sequestrados de suas mães e mantidos presos em recintos separados para que pudessem reproduzir o mais rápido possível. A separação era traumática para os filhotes e as mães, que choravam por eles. Aqueles que sobreviviam eram tatuados, vendidos por 3.000 dólares cada um, amontoados em gaiolas e enviados para laboratórios para estudos toxicológicos ou experiências invasivas de cérebros que, segundo os ativistas israelenses, é “um destino pior que a morte”.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Mazor Farms esteve na mira dos ativistas de direitos animais de Israel durante vinte anos. Nos últimos anos, eles tiveram algum sucesso em conter as operações da Mazor. Em 2010, a companhia aérea israelense El-Al concordou em parar de transportar animais para experimentação após a divulgação de um vídeo que mostrava macacos sofrendo em gaiolas. Em 2011, o governo de Israel proibiu a importação de macacos selvagens capturados. Em 2012, ativistas tomaram as ruas de Tel Aviv em um protesto dramático para chamar a atenção às atrocidades cometidas na Mazor Farms e nos laboratórios para onde os seus macacos eram enviados.

Graças à generosidade e à visão de Ady Gil, a Mazor Farms está fechada. Os macacos serão mandados para santuários de Israel, que estão sendo expandidos para atender à demanda.

Embora vidas animais não tenham preço, Ady Gil gastou a enorme quantia de 2 milhões de dólares para libertar os macacos, mas a sua fundação precisará de ajuda para ampliar santuários e para o tratamento desses animais pelo resto de suas vidas. Visite a página da Ady Gil World Conservation para saber mais sobre o trabalho e conhecer maneiras de ajudar esses macacos em sua segunda chance.

Você viu?

Ir para o topo