EnglishEspañolPortuguês

110 chimpanzés que eram explorados em laboratórios chegam a santuário

10 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Daisy. Foto: Chimp Haven
Daisy (Foto: Chimp Haven)

Boas notícias para 110 chimpanzés que eram explorados por laboratórios de pesquisa federais nos Estados Unidos. Após um ano e meio de planejamento, todos os animais – com idades entre um e cinquenta anos – foram finalmente transportados do New Iberia Research Center para um santuário no sul da Louisiana, o Chimps Haven. As informações são da One Green Planet.

O longo caminho até o santuário começou em 2012, quando o National Institutes of Health (NIH) determinou que os chimpanzés que residiam no laboratório deveriam ser “aposentados”. O arranjo inicial era de que 10 chimpanzés iriam para o Chimp Haven e os outros 100  seriam encaminhados para um laboratório no Texas. Claramente essa não era uma solução justa, e diversas organizações de direitos animais trabalharam para conseguir libertar os outros 100 animais.

Sob a provisão da lei CHIMP Act (reautorizada em 2013), não estava sendo concedido a esses 100 chimpanzés o que lhes era de direito.

Cathy Willis, CEO e Presidente do Chimp Haven, declarou que foi necessário “elaborar um plano que oferecesse uma atmosfera segura e carinhosa, onde esses chimpanzés possam viver o resto de suas vidas em amplos grupos sociais e determinar a seu próprio modo como eles querem passar os seus dias”.

Ganhando o apoio de outras organizações que acreditaram que o Chimp Haven seria o único local apropriado para atender às necessidades dos chimpanzés, o  NIH reconsiderou enviar todos os 110 animais para esse santuário.

De acordo com um comunicado do Chimp Haven, a construção do santuário para acomodar todos os chimpanzés foi possível graças a generosas contribuições de organizações como The New England Antivivisection Society, The Humane Society of the United States, The National Antivivisection Society e The American Antivivisection Society.

Além disso, os ativistas Bob Barker e Anita Hirsh fizeram doações de 1 milhão de dólares para a construção das áreas de lazer e dos quartos.

O Chimp Haven forneceu as fotos de alguns dos animais que poderão passar o resto de seus dias em um local seguro, longe da exploração humana. Veja a expressão de felicidade em seus rostos a seguir:

Arden. Foto: Chimp Haven
Arden (Foto: Chimp Haven)
Ashley. Foto: Chimp Haven
Ashley (Foto: Chimp Haven)
Candy e Jimmy. Foto: Chimp Haven
Candy e Jimmy (Foto: Chimp Haven)
Dea. Foto: Chimp Haven
Dea (Foto: Chimp Haven)
Mason. Foto: Chimp Haven
Mason (Foto: Chimp Haven)
Monkey. Foto: Chimp Haven
Monkey (Foto: Chimp Haven)
Ned. Foto: Chimp Haven
Ned (Foto: Chimp Haven)
Paula. Foto: Chimp Haven
Paula (Foto: Chimp Haven)

 

Você viu?

Ir para o topo