EnglishEspañolPortuguês

Vacas exploradas pela indústria de laticínios tem suas mamas queimadas

8 de agosto de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: The Humane League
Foto: The Humane League

A indústria de laticínios explora e tortura animais de várias maneiras, mas uma de suas práticas ainda é pouco conhecida: a chamada “queima de úbere”, que consiste na passagem de uma grande chama debaixo das vacas leiteiras para queimar o pelo de seus úberes (glândulas mamárias).

Os agricultores dizem que a sensação é como passar a mão através de uma chama – mas, ao contrário deste cenário, as vacas não estão voluntariamente passando seus corpos sobre o fogo.

Mas por que passar uma chama no corpo de uma vaca? Claro que se trata de mais uma técnica para explorar ao máximo esses animais, pois a retirada de pelos torna mais fácil a limpeza dos úberes, que são exaustivamente manipulados para obter o leite à força.

“Queimar o úbere é uma maneira mais rápida, mais barata e mais fácil de fazer com que a vaca produza muito leite e possa ser ordenhada continuamente com a utilização de máquinas”, explica Susie Coston, diretora do Farm Sanctuary. “Trata-se de um método antinatural e cruel para continuar explorando os animais”, completa.

A prática é bastante comum – e tem sido usada há anos, de acordo com Gene Baur, co-fundador e presidente da Farm Sanctuary. “É apenas mais um exemplo desses animais sendo vistos como máquinas de leite em vez de criaturas vivas”, disse Baur ao The Dodo. “Quando você está queimando úberes de um animal, é obviamente doloroso. Eles dizem que eles estão fazendo isso rapidamente, mas é extremamente arriscado.”

As vacas são também criaturas muito sociais; eles têm vidas emocionais comparáveis ​​a outros mamíferos, até mesmo os cães. Portanto, a ideia de que as vacas estão confinadas em celas de ordenha, enquanto uma chama súbita é passada sob seus corpos é apenas mais uma das práticas abomináveis da indústria de laticínios que causam revolta.

“Vacas, como todos os animais, são criaturas sociais”, disse Baur. “Queimar suas glândulas mamárias é apenas mais um exemplo de como estes animais são desrespeitados.”

Baur acrescentou que o tratar animais como unidades de produção é injustificável. “Isso causa muito stress e ansiedade nesses seres”, disse Baur.

A forma mais eficaz de combater mais essa prática cruel é não financiar a indústria de laticínios, adotando uma dieta vegana. Também é possível fazer uma doação para o Farm Sanctuary, um santuário que oferece um refúgio seguro para animais explorados pela indústria agropecuária.

Você viu?

Ir para o topo