EnglishEspañolPortuguês

Coruja é resgatada após receber tiro de arma de chumbinho em Campinas (SP)

8 de agosto de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma coruja mocho orelhudo (Asio clamator) foi mais uma vítima da intolerância e ignorância do ser humano. O animal foi resgatado com um tiro de arma de chumbinho na região periférica da cidade de Campinas no final da tarde desta sexta-feira, 07 de agosto.
A ave, um macho adulto, foi encaminhada para o Planetvet, projeto que resgata, trata e devolve animais silvestres machucados para a natureza.
“Ela teve muita sorte, pois o tiro acertou apenas a musculatura. Mais 1 centímetro para baixo causaria uma fratura na articulação da asa. Acredito que dentro de duas semanas, após o tratamento, poderemos devolvê-la”, afirma Diogo Siqueira, médico veterinário responsável pelo projeto.
Muitas pessoas associam a imagem deste animal à bruxarias, demônios e criaturas do mal. Esquecem e não sabem que corujas são animais de extrema importância para os ecossistemas. Fazem o controle de diversas espécies, principalmente roedores, morcegos e invertebrados.
Na região de Campinas, onde este ano e no ano passado ocorreram casos de raiva em animais, o mocho orelhudo é um dos principais predadores do morcego hematófago, transmissor desta zoonose.
Fonte: Planet Vet

Você viu?

Ir para o topo