EnglishEspañolPortuguês

Protetores denunciam maus-tratos contra cão explorado por empresa de locação de animais

7 de novembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Uma grave denúncia de maus-tratos a cães mobilizou protetores de animais e moradores da Rua Setúbal, no bairro de Boa Viagem, no Recife. O cachorro, um rottweiler mestiço, apresentava um quadro de aparente desnutrição e estava sendo mantido em um ambiente sujo, sem acesso a comida ou água, em uma residência. Segundo moradores, o cão é da empresa Rivas Locações de Cães, que explora animais para guarda. No entanto, há vários dias, o animal estaria abandonado e sem qualquer tipo de cuidados.

Uma denúncia foi formalizada pelo Movimento de Defesa dos Animais (MDA), que encaminhou o apurado à Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma). Após a movimentação, que incluiu denúncias por meio da internet e redes sociais, o cachorro acabou substituído por outro, um Pitbull branco, na manhã desta segunda-feira. “Estávamos acompanhando a situação e fomos ao local várias vezes para colocar ração para ele. Jogávamos por cima do muro mesmo, para ajudá-lo. Água ficava mais difícil e, para ele, foi luxo”, afirma a defensora Goretti Queiroz.

Apesar da substituição, a empresa será alvo de investigações, tanto dos defensores, quanto da polícia. Segundo Luiz Leoni, haverá uma fiscalização de perto dos integrantes do MDA. “Faremos acompanhamento de perto. Só porque o cão foi trocado, não quer dizer que não há transgressões, porque o ambiente continua insalubre”, garante.

De acordo com a delegada do Meio Ambiente, Nely Queiroz, as fotos registradas por moradores não seriam suficientes para gerar um flagrante, mas, se os maus-tratos forem atestados, os responsáveis terão que responder criminalmente. “As fotografias poderão ser utilizadas como provas. Estamos trabalhando sempre com esse tipo de denúncia, mas é a primeira vez que recebemos sobre essa empresa específica, mas iremos verificar e tomar as medidas cabíveis”, explica.

Com informações do Pernambuco.com

Você viu?

Ir para o topo