EnglishEspañolPortuguês

Lei proíbe exposição de animais em parques do Recife

7 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A. Press/Arquivo
Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A. Press/Arquivo

Uma cruel e velha prática, finalmente, chega ao fim no Recife. Animais presos ou soltos, em exposição, passam a fazer parte do passado da capital pernambucana. O prefeito Geraldo Julio (PSB) sancionou, hoje, a Lei nº 18143/2015, que interdita, de vez, a manutenção ou exposição de animais soltos ou presos em praças e parques de maneira inadequada no município. O projeto é de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB).
“Deixar animais soltos nos parques ou em exposição aleatória, é uma falta de sensibilidade humana. Os animais ficam expostos a todos os tipos de intervenção, como a poluição sonora, luminosa e do ar. Também estão sujeitos a receber alimentos inadequados e ficam propensos a doenças, é uma deseducação ambiental”, argumentou o vereador. Um dos parques sofre críticas dos militantes dos direitos dos animais é o 13 de Maio, no Centro da Cidade.
Locais como este serão diretamente afetados pela legislação. O parque possui tartarugas, aves, macacos e répteis expostos em jaulas e soltos em toda a sua área. A exposição ao público desses animais, segundo o vereador tucano, nada tem a acrescentar “educacionalmente ou como medida de incentivo a preservação ambiental, muito pelo contrário, demonstra a fala de sensibilidade com o bem-estar desses animais expostos”.
Nota da Redação: os animais devem ser transferidos para santuários, onde terão um fim de vida digno ou, se possível, retornar à natureza. A iniciativa deve ser seguida por todas as cidades brasileiras que aprovam essa prática cruel de aprisionar animais e expor em praça pública.
Fonte: Diário de Pernambuco

Você viu?

Ir para o topo